Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Porque é que quase todas as casas tê...

Porque é que quase todas as casas têm rodapés?

A sua principal utilidade é proteger as paredes de pancadas ou humidade. “O rodapé é uma solução construtiva que surge da necessidade de proteger a parte inferior das paredes da sujidade”, confirma Guillermo Ortega, do atelier Doos Interiorismo, ao idealista.

Porque é que quase todas as casas têm rodapés?
Notícias ao Minuto

10:00 - 10/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Rodapé

Na maioria das casas há uma solução que serve para assegurar a transição da parede para o chão que conta com uma função estética mas também de proteção. São normalmente colocados rente ao chão na parte inferior das paredes e há em todas as divisões de uma habitação. Estas soluções são conhecidas como rodapés. De acordo com o idealista, são geralmente da cor das portas ou do chão e possuem três funções, regra geral, proteção, acabamento e estética. Mas porque é que existem?

O uso de rodapés entre paredes e pisos não é obrigatório, ainda assim, sem a sua aplicação, as paredes poderão apresentar-se mais vulneráveis e propensas a problemas como humidade, necessitando de manutenção com maior frequência, revela a plataforma. “O rodapé é uma solução construtiva que surge da necessidade de proteger a parte inferior das paredes da sujidade”, confirma Guillermo Ortega, do atelier Doos Interiorismo. “O seu uso é comum, pois é uma solução muito simples para vários problemas construtivos”, sustenta.

Que problemas são esses? Pergunta o idealista. “A falta de alinhamento exato da parede em relação ao solo, e pequenas imperfeições quase impercetíveis como ondulações, texturas, acabamentos. O rodapé cobre aquele ponto chave e ajuda-nos a ver o acabamento mais alinhado”, sustenta Ortega.

Embora a madeira seja a mais comum, a verdade é que "existem soluções ainda mais decorativas com formas mais curvas e outras mais criativas, como a integração de iluminação indireta de LED nelas, ou até o contrário: embutidas em relação à parede”, esclarece.

O que se deve levar em consideração na escolha do rodapé

A parede

Consoante a sua cor e textura, escolhe-se um rodapé consoante desejemos fundir ou contrastar.

O pavimento

Os pavimentos de madeira movem-se com as mudanças de temperatura, pelo que o rodapé é altamente recomendado para tapar o vão que vamos deixar entre o chão e a parede.

Portas e carpintarias interiores

É aconselhável que o rodapé seja igual ao caixilho da porta ou pelo menos coincida com os caixilhos e portas da casa. O mesmo acontece com o resto da mobília. Para Ortega, um rodapé muito escuro e uma mobília muito clara podem não ser totalmente harmoniosas.

É possível uma casa não ter rodapés?

Sim, responde Guillermo Ortega ao idealista. Mas é preciso ter em conta que o material das paredes deve então ser muito resistente e também deve ser um material que manche pouco.

Leia Também: Preço das casas na Alemanha regista a maior subida da última década

Campo obrigatório