Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Conselhos Limpeza de verão: Dez dicas que não ...

Limpeza de verão: Dez dicas que não deve deixar de fazer

Vamos preparar a casa para uma das estações mais desejadas do ano? Então, venha daí e conheça algumas dicas para limpar, literalmente, a casa de cima até baixo.

Limpeza de verão: Dez dicas que não deve deixar de fazer
Notícias ao Minuto

14:31 - 05/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Limpeza de verão

Com a chegada do verão e dos dias mais quentes do verão, chega também a hora da conhecida limpeza de verão. Para que possa, desfrutar de muitas tardes de sol no seu lar, para que se sinta verdadeiramente confortável ao ponto de nem lhe apetecer sair de casa, fique a par das dez dicas de limpezas de verão do Habitissimo, portal especialista em arquitetura e design de interiores, que não deve deixar de fazer. 

Vidros e janelas 

Para que o seu lar esteja na sua máxima performance quando receber os seus amigos e família nos convívios veranis, terá sempre de começar por limpar os vidros e janelas lá de casa. Porquê? Pelo facto da habitação se tornar bem mais fresca e com sensação de limpeza. Depois para deixar entrar o máximo de claridade e sol.

Têxteis de casa

Quando o Habitissimo fala de têxteis de casa, está a referir-se a tudo o que é têxtil. Ou seja, tapetes grandes, cortinas, capas de sofás, protetores de colchão. Em suma, tudo o que se lembrar que é feito de tecido e que há muito que não coloca a lavar.

Estes itens acumulam uma grande quantidade de pó e ácaros que pode ser invisível aos olhos mas muito prejudicial para a saúde, alerta a plataforma. Por isso, no caso de ter tapetes de muito grandes, pode sempre equacionar contratar os serviços de limpeza ao domicílio, que o deixam como novo. 

Colchões

Os colchões também podem (e devem) ser limpos, faz notar o Habitissimo. O ideal é que o lave com uma máquina a vapor, o deixe levantado a arejar pelo menos 12 horas e depois o vire para o lado oposto ao que utilizou na estação do inverno.

Na impossibilidade de utilizar esta técnica, aspire-o muito bem e esfregue-o com uma escova ligeiramente humedecida. Depois é só deixar secar, idealmente ao ar livre, revela a plataforma.

Arrumação geral ao quarto

Comece por 'destralhar' roupa que já não quer ou não usa, acessórios que não são utilizados há muito tempo, peças em pior estado que não sabe o que fazer com elas. Pode também experimentar uma decoração diferente ou mudar alguns móveis de sítio, se o espaço o permitir, note-se. 

Limpeza a fundo da cozinha

Para o Habitissimo, outra das áreas onde mais tralha acumulamos é a cozinha. Assim, imponha a si mesmo uma regra: Antes de comprar, tem mesmo de fazer uma grande seleção ao que já tem e que não usa ou se encontra em mau estado. Para isso, aproveite e retire tudo de dentro dos móveis para os limpar e deixar tudo fresco e cheiroso.

Área exterior

Se tem um terraço, varanda ou outra área exterior em casa, agora é a hora de lhe fazer uma limpeza. Afinal, é agora que começa a época dos convívios e não vai querer jantares no meio de teias de aranha, pois não?

Uma solução para a sua limpeza é a utilização das máquinas de pressão de água, salienta a plataforma especialista em arquitetura e design de interiores. 

Paredes interiores 

Há quanto tempo não lava as paredes de sua casa? Aproveite a chegada do bom tempo para limpar, literalmente, a casa de cima até baixo.

No caso dos azulejos, pode utilizar uma esponja e um produto próprio; para as restantes, uma vassoura com um pano macio poderá ser suficiente. 

Candeeiros 

A verdade é que a luz atrai poeirada e todos os dias ligamos os candeeiros. O que o Habitissimo quer aqui dizer é que muitas vezes não temos noção da sujidade que acumulam. Com a ajuda de um pano húmido, limpe todos os candeeiros e verá a diferença, até na luz.

Despensa e lavandaria

Ambos são locais que acabam por acumular bastantes produtos, que precisam ser limpos e revisto pelo menos duas vezes ao ano, sublinhe-se. Assim, passe tudo a pente fino e aproveite para retirar tudo das prateleiras e armários, limpar, organizar e deitar fora o que já não interessa. 

Móveis fora do sítio 

Há quanto tempo não arrasta as cómodas do quarto para limpar por trás? Note que esta tarefa não é algo que tenha de fazer todas as vezes que faz limpeza em casa. Mas nas limpezas de boas vindas ao verão é um dos essenciais para que a casa fique verdadeiramente livre de poeira de outras estações e se respire um ar mais limpo. 

Leia Também: Aspiradores robô? Entusiasmam, mas ficam aquém dos tradicionais

Campo obrigatório