Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Eficiência energética Casa do Futuro: Iberdrola inaugura h...

Casa do Futuro: Iberdrola inaugura habitação assente em energias limpas

A Iberdrola lançou uma infraestrutura movida a energia verde, ligada a sistemas de inteligência artificial e permite vislumbrar uma casa de um futuro próximo.

Casa do Futuro: Iberdrola inaugura habitação assente em energias limpas
Notícias ao Minuto

08:40 - 05/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Casa Eficiente

A Iberdrola inaugurou uma infraestrutura rotativa assente num modelo de sustentabilidade energética e adaptada à mobilidade elétrica. De acordo com o Diário Imobiliário, que adianta com a informação, esta infraestrutura é movida a energia verde, ligada a sistemas de inteligência artificial e de internet of things e permite vislumbrar uma casa de um futuro próximo. Já está aberta a visitantes.

"Há mais de 20 anos que a Iberdrola aposta na transição energética, cuidando do ambiente, mas sobretudo criando soluções de consumo que sejam fiáveis, eficientes e seguras", revela Rui Afonso, Country Manager da Iberdrola em Portugal.

Segundo o jornal digital especialista no setor imobiliário, com tecnologia portuguesa patenteada em 77 países, esta casa inspira-se no movimento do girassol, ou seja, roda para criar zonas de sombra no verão, aumenta a exposição solar no inverno e potencia a eficiência energética.

Note que este edifício inteligente e inovador acompanha ainda o sol enquanto produz energia limpa através de painéis fotovoltaicos, oferecendo espaços dinâmicos, totalmente adaptáveis a quem os utiliza.

Para provar a eficácia quotidiana de soluções energéticas verdes, a Iberdrola adaptou o protótipo de casa a uma Smart Store, apostando na demonstração de opções de energia solar e mobilidade elétrica verde, faz notar o Diário Imobiliário.

Assim, instalou painéis solares que fornecem energia a toda a infraestrutura, desde a sua rotação a todos os equipamentos e aplicações tecnológicas, instalando também cinco postos de carregamento de viaturas elétricas no exterior, cuja exploração se estende durante um período de dez anos.

Faz ainda notar o jornal digital que a aposta na mobilidade é feita em conjunto com a Volkswagen, disponibilizando aos visitantes experiências de condução e simulações de carregamento de veículos elétricos de última geração. Durante estes dias, a Volkswagen oferece também 200 euros de energia em cartão Iberdrola a quem comprar um modelo eléctrico na Smart Store de Matosinhos.

Leia Também: Procura global de gás irá recuperar em 2021 e atingir um nível recorde

Campo obrigatório