Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Habitação nos EUA vai valorizar quas...

Habitação nos EUA vai valorizar quase 15% até maio de 2022

A previsão é feita pela consultoria imobiliária internacional Zillow, que estima ainda uma subida de 17,9% no final deste ano, em relação a dezembro de 2020. Estas projeções vêm bem acima das feitas em abril, que apontavam para uma valorização de 11,4%.

Habitação nos EUA vai valorizar quase 15% até maio de 2022
Notícias ao Minuto

15:13 - 01/07/21 por Notícias ao Minuto 

Casa EUA

O mercado residencial norte-americano tem registado uma apreciação muito acentuada nos últimos meses, já durante o período pandémico, com os preços a acelerar rapidamente. De acordo com as previsões da consultoria imobiliária internacional Zillow, os dados atuais não parecem mostrar nenhum travão nessa apreciação, sendo que o segmento da habitação nos EUA vai valorizar quase 15% até maio de 2022.

Segundo a consultora imobiliária, as projeções vêm bem acima das anteriores, de abril, que apontavam para uma valorização de 11,4%. "A previsão deste mês foi impulsionada, em parte, pela apreciação recorde de curto prazo dos últimos meses", sustentam os economistas da Zillow.

Acrescentam ainda que "praticamente não dá sinais de desaceleração à medida que a demanda altíssima corre de cabeça para o fornecimento inadequado."

Já entre maio e agosto, as previsões apontam mesmo para um crescimento de 6,1% nos preços de venda, refletindo-se assim numa valorização de 17,9% ao longo de 2021, lê-se no documento.

No que respeita à venda de casas, as projeções apontam agora para uma certa desaceleração no mercado.  A última previsão de vendas da Zillow aponta para 1,64 milhão de vendas de casas existentes no segundo trimestre e um total de 5,91 milhões de vendas em 2021, 4,8% acima dos 5,64 milhões de vendas totais registrados em 2020, que foi o ano mais forte para vendas de casas existentes desde 2006.

Ainda assim, a previsão para este ano está visivelmente abaixo da previsão da consultora imobiliária anteriormente feita, tempo quando previu mais de 6,2 milhões de vendas de casas existentes em 2021. 

Em última análise, embora a procura por residências permaneça forte, a oferta limitada está a restringir a atividade de vendas, especialmente locais de preços mais baixos, contribuindo assim para algumas preocupações de acesso à habitação.

Ainda assim, faz notar a Zillow, "os ventos favoráveis ​​demográficos duradouros, as taxas de juros hipotecárias persistentemente baixas e uma economia em melhora devem continuar a impulsionar a procura", e sinais recentes de melhora no sentimento do vendedor de imóveis sugerem que algum alívio no stock pode estar a caminho.

Leia Também: EDP Renováveis vende posição em parques eólicos nos EUA por 608 milhões

Campo obrigatório