Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Construção BMI Portugal quer incentivar melhore...

BMI Portugal quer incentivar melhores práticas na construção sustentável

Mais de 2700 profissionais ligados ao sector da construção já participaram no 'BMI Academy', um programa de formação e de partilha de boas práticas que a BMI Portugal introduziu no nosso país.

BMI Portugal quer incentivar melhores práticas na construção sustentável

A 'BMI Academy' é um espaço físico e virtual que junta diferentes projetos de formação, tendo uma componente prática bastante forte, a construção sustentável. Segundo a Magazine Imobiliário, que avança com a notícia, o objetivo é partilhar e disponibilizar aos profissionais do sector toda a experiência da BMI adquirida no terreno. Assim, a BMI Portugal pretende incentivar as melhores práticas e impulsionar a construção sustentável

“A formação não é uma atividade nova para nós, mas agora, sob a alçada da BMI Academy, encontra-se mais estruturada e adaptada às necessidades dos profissionais”, explica Pedro Abrantes, diretor Comercial da BMI Portugal. "A formação e a partilha de conhecimento fazem parte do nosso propósito e da nossa visão enquanto companhia que defende padrões elevados de construção sustentável”, acrescenta.

O 'BMI Academy' foi introduzido em 2019 em Portugal, tendo visto a sua atividade fortemente limitada em 2020, fruto da Covid-19. Mas, em 2021, as ações foram retomadas em ambiente e lotação controlada. Atualmente, mais de 2700 profissionais e cerca de 100 empresas já receberam formação.

“Num contexto em que o mercado de construção e de reabilitação se encontra em alta, considerámos que poderíamos dar o nosso contributo para que o nosso país aplique as melhores práticas de construção sustentável, incluindo a eficiência térmica e energética dos edifícios”, sustenta Pedro Abrantes.

Faz notar a Magazine Imobiliário que a BMI tornou-se parceira estratégica da Associação Passivhaus Portugal, organização criada em 2012, no seguimento da estratégia definida pela Homegrid e pelo Passivhaus Institut para a implementação e desenvolvimento do conceito Passivhaus em Portugal.

Esta estratégia, quer a nível nacional quer nos restantes países onde está presente, é ir além da produção de coberturas, oferecendo sistemas completos que permitam responder aos desafios da construção eficiente e sustentável.

Os sistemas de cobertura BMI inserem-se na lista de critérios do conceito de construção Passivhaus e contribuem para o cumprimento dos seus requisitos.

Note que a conformidade com os critérios Passivhaus decorre da adoção de materiais tecnologicamente avançados e sustentáveis, de elevadas prestações a nível de isolamento, com uma resistência térmica entre 30% e 50% superior aos materiais tradicionais e consequente eficiência energética, impermeabilização com estanquicidade ao vapor de água e ventilação, e novos acabamentos macho-fêmea que melhoram a resolução das pontes térmicas.

Leia Também: Portal da Construção Sustentável apresenta novo selo, o Sustainable Value

Campo obrigatório