Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Qual a estante de livros mais adequa...

Qual a estante de livros mais adequada para ter em casa?

As estantes de livros são peças de mobiliário incontornáveis em muitas habitações, pois para além de serem úteis, são também peças que elevam a decoração. E, atualmente, existem vários tipos. Mas qual será a mais adequada para si? Ora veja.

Qual a estante de livros mais adequada para ter em casa?
Notícias ao Minuto

11:52 - 30/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Livros

Se gosta de ler e tem muitos livros em casa, saiba quão importante é ter uma ou mais que uma estante que lhe permita ter estes objetos organizados e acessíveis para consulta. De acordo com a homify, as estantes de livros são peças de mobiliário incontornáveis em muitas casas, pois para além de serem úteis, surgem também como elementos que elevam a decoração lá de casa, note-se.

Mas qual é a mais adequada para ter em casa?

Atualmente, existem vários tipos de estantes que cumprem os requisitos mais exigentes e respondem às necessidades de cada um. Além de que podem igualmente oferecer diferentes manobras de organização e armazenamento, bem como definir o layout de alguns espaços.

Estante de livros embutidas

As estantes embutidas são construídas e incorporadas na própria estrutura da casa, pelo que ocupam menos espaço do que as convencionais. Estas estantes são muito usadas em casa mais pequenas e são desenhadas e construídas à medida.

São maneáveis e podem mesmo surgir em qualquer ambiente ou recanto, seja a ocupar as paredes, seja sob uma escada como aproveitamento do vão ou à volta portas ou janelas, a decisão final é sempre sua.

Estante de livros em pladur

Este tipo de estantes anda de mãos dadas com o conceito das estantes embutidas, visto que o gesso cartonado é um ótimo material para construir móveis à medida. Trata-se de um material de rápida e fácil instalação, pouco dispendioso e resistente, faz notar a homify.

Sublinhe-se que o pladur aguenta muito peso e pode levar vários acabamentos. Atualmente, são muitos os profissionais que recorrem a esta solução para a construção de estantes. 

Estante de livros de chão

As estantes de chão são as mais convencionais, afirma a homify, e podem ser personalizadas, com a remoção ou adição de módulos, por exemplo.

Por norma, são em madeira ou metal ou uma combinação de ambos os materiais e não têm, necessariamente, que estar encostadas à parede. Podem ainda ser utilizadas como divisórias e separar as divisões da casa, como a sala de estar da cozinha. Um tipo de estante que poderá funcionar muito bem em casas open space.

Estante de livros com portas e gavetas

As estantes combinadas, com portas e gavetas, são a solução mais versátil para quem quer ter espaço para os livros, mas, ao mesmo tempo, espaços fechados para esconder objetos, como cabos, carregadores de telemóveis, caixas de óculos, entre outros.

No caso de preferir aposta na decorar, uma boa opção é escolher portas de vidro para que os objetos fiquem protegidos, mas à vista de todos, acrescentando assim um toque à decoração.

Estante de esquina ou de canto

Porquê desaproveitar uma esquina, especialmente se a casa é pequena? Pergunta a homify.

As estantes de canto ou de esquina, para além de ideais para que não se desperdice um único centímetro, abarcam toda a parede e desenham-se em linhas que criam continuidade e amplitude visual.

Leia Também: De Amanda Gorman a Bernardine Evaristo: Novidades chegam às livrarias

Campo obrigatório