Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Decoração Decoração rústica: O estilo que vai ...

Decoração rústica: O estilo que vai querer ter em casa

Um refúgio da vida agitada, dos problemas, das quezílias: É a isto que a decoração rústica se propõe. Quer saber mais? Conheça melhor este estilo que transmite tranquilidade e bem-estar.

Decoração rústica: O estilo que vai querer ter em casa

Regra geral, a decoração rústica está mais associada a casas de campo, a casas de férias e a ambientes mais descontraídos. Mas a verdade é que cada vez mais pessoas estão a transferir este estilo decorativo para dentro das suas casas. De acordo com o Ekonomista, para ter este estilo, basta que leve para o seu lar tudo o que lhe faça lembrar a natureza.

Um refúgio da vida agitada, dos problemas, das quezílias: É a isto que a decoração rústica se propõe. Mas, há quem considere esta decoração como inacabada, com materiais fracos e sem qualidade. Para o Ekonomista, é exatamente o contrário. Cada espaço com este estilo decorativo é dotado de pormenores, materiais e objetos bem planeados e característicos que compõem um ambiente final muito agradável.

Divisórias

A palavra de ordem quando se fala em decoração rústica é aconchego. E as peças em madeira têm esta característica, pelo que as divisórias entre diferentes espaços podem ser peças de grande destaque e facilmente utilizadas para um ambiente que o fará mesmo sentir-se em casa.

Mobiliário e objetos decorativos

Há várias formas de adotar o estilo de decoração rústica nos móveis e objetos sem que a sua casa se torne numa confusão de peças.

Para o Ekonomista o mais importante é começar pelas mesas e aparadores, preferencialmente de madeira e sem grandes tratamentos. Veios de madeira, imperfeições e rugosidades, "quantas mais, melhor", sustenta. Assim, opte por uma mesa grande, com uma grande base, "no caso de ser uma espécie de tronco de árvore melhor ainda", remata.

No que toca a objetos decorativos, não têm de ser de madeira também, até porque convém ter contrastes. Tecidos naturais como linho, o xadrez e materiais como a ráfia e a palhinha são boas opções. Ou colchas de padrões, rendas artesanais e acessórios em cobre e latão.

Revestimentos

Cimento queimado? Já ouviu falar nisto? Pois bem, este material é uma das opções de acabamento mais utilizadas para soalhos de decoração rústica e consiste basicamente numa mistura de cimento e de areia em sua composição, o que o transforma numa opção duplamente apelativa uma vez que se torna bastante acessível.

Plantas

Decoração vegetal vertical, de parede, suspensa, a imaginação fica ao seu critério. "Decore os espaços com uma mistura de plantas e materiais reciclados", sugere o Ekonomista.

Leia Também: Marcas locais portuguesas em Paris para se tornarem globais 

Campo obrigatório