Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Brasil: Hotéis abandonados serão con...

Brasil: Hotéis abandonados serão convertidos em imóveis para a habitação

Empreendimentos turísticos no Brasil levados á falência devido à falta de turistas por causa da Covid-19, serão transformados em imóveis destinados à habitação ou convertidos em escritórios.

Brasil: Hotéis abandonados serão convertidos em imóveis para a habitação
Notícias ao Minuto

16:06 - 28/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Brasil

São vários hotéis no Rio de Janeiro que estão já há algum tempo abandonados ou fechados por motivos de falência, por causa da falta de turistas devido à atual pandemia. De maneira a contornar esta problemática, a Autarquia da cidade deu 'luz' verde para que estes passem a serem usados como habitação. De acordo com o Diário Imobiliário, que avança com a notícia, os empreendimentos turísticos no Brasil em desuso, irão começar a ser transformados em imóveis destinados à habitação ou ao trabalho, tornando-se assim nas novas casas de potenciais compradores ou nos novos escritórios de empresas interessadas em adquiri-los.

O caso mais emblemático surgiu na semana passada, quando a Câmara Municipal do Reio de Janeiro autorizou que o Hotel Glória, o primeiro cinco estrelas do Brasil, voltasse a abrir suas portas não como unidade hoteleira mas como prédio de apartamentos e escritórios. O Executivo municipal está a analisar outros pedidos semelhantes, sublinhe-se.

A transformação deste hotel marca assim uma tendência que atinge a hotelaria do Rio de Janeiro e o resto do país. 

Segundo afirmou à imprensa brasileira, o secretário municipal de Desenvolvimento Económico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, “a conversão do hotel num prédio misto, com salas comerciais e apartamentos residenciais, permitirá que esses imóveis que hoje estão vazios retornem ao mercado”, refere o Diário Imobiliário.

Acrescentando que, "além do Hotel Glória também a conversão Flamengo Palace e do Hotel Paissandu, outro hotel icónico da cidade, ambos localizados no bairro do Flamengo, foram autorizadas pela prefeitura e que outros casos estão em análise", sustenta.

De acordo com o Panrotas, “cerca de 12 (hotéis) não voltaram a abrir até hoje, entre eles, o Hotel Everest, que pode ser convertido também em prédio misto”. Já para alguns analistas,  uma das explicações para a crise hoteleira no Brasil, para além da pandemia, recai na alta oferta surgida na sequência dos Jogos Olímpicos de 2016.

Leia Também: Polícia brasileira prende suspeito de homicídio em fuga há 20 dias

Campo obrigatório