Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Construção Quais são os materiais de construção...

Quais são os materiais de construção mais fáceis de reciclar?

O setor da construção é responsável pelo consumo de cerca de 75% dos recursos naturais do planeta. No entanto, quando tomados alguns cuidados, há resíduos podem ter um enorme potencial de reutilização. Conheça os mais fáceis de reciclar.

Quais são os materiais de construção mais fáceis de reciclar?

Já se sabe que a indústria da construção civil é responsável pelo consumo de cerca de 75% dos recursos naturais do planeta. Desde pedras, areia, ferro a outros recursos, são retirados enormes quantidades para suprir os mercados, todos os dias. De acordo com a plataforma especialista em arquitetura e design de interiores, Archdaily, além da exploração, a grande quantidade de resíduos gerados nos canteiros de obra é preocupante, seja durante as obras ou em demolições e remodelações. No entanto, quando tomados alguns cuidados, estes resíduos podem ter um enorme potencial de reutilização, sustenta a plataforma. 

Aço

A reciclagem deste material remonta ao Império Romano, quando os soldados encaminhavam os instrumentos de guerra deixados nas trincheiras para a produção de novos aparatos, faz notar a Archdaily.

A verdade é que o aço pode ser transformado infinitas vezes num novo material sem perda de qualidade. Ao ser reciclado, o consumo de energia elétrica chega a ser 80% menor para a produção da peça, note-se, resultando assim num menor impacto ambiental e evitando a extração de matéria-prima.

Concreto

A reciclagem de concreto permite a reutilização dos escombros, além de reduzir os custos de construção, saliente-se.

Até pouco tempo, o concreto reciclado só era utilizado como sub-base de pavimento. Mas já há testes que mostram que o agregado pode criar elementos estruturais de 30 até 40 MPa.

Para a Archdaily é importante realçar que os agregados reciclados são mais leves por unidade de volume, 10% a 15% a menos que os produtos de pedreira virgem, o que significa menos peso por metro cúbico, resultando em custos reduzidos de material, custos de transporte e custos gerais do projeto. 

Madeira

Madeiras duras podem durar centenas de anos, se conservadas da maneira adequada, sublinhe-se. Podem ser utilizadas em peças grandes e estruturais ou tornar-se ripas para a fabricação de outros artefactos como caixotes, paletes ou suportes.

Note que mesmo madeiras mais moles e baratas podem ser recicladas, sobretudo como matéria-prima para a indústria de painéis. A opção mais comum atualmente é a moagem completa do material para a fabricação de chapas de MDF, para produção de marcenarias, sustenta a plataforma.

Gesso

A reciclagem do gesso na construção civil é viável, mas é um material que se descartado incorretamente, pode emitir gás sulfídrico, que é inflamável e altamente tóxico, além de contaminar o solo e os lençóis freáticos, alerta a Archdaily.

No entanto, se enviado a empresas adequadas, o gesso produzido a partir da reciclagem mantém as mesmas características físicas e mecânicas do gesso convencional, com um custo relativamente baixo. 

EPS

O poliestireno expandido, isopor ou EPS (sigla do seu nome em inglês) é um material que pode também ser reciclado. Sabe-se que o EPS pode se tornar matéria-prima para a fabricação de novos produtos plásticos, quando triturados e compactados. Podem ainda tornar-se em objetos de acabamentos ou mesmo tintas.

Em síntese, há diversos materiais que podem ter um reuso e uma reciclagem possível. E, naturalmente, existem também substâncias como amianto, tinta látex, solventes químicos, adesivos e tinta à base de chumbo que precisam de ser tratadas com cuidado para reduzir o seu impacto ambiental.

Tornar a construção mais sustentável, além de reduzir as hipóteses de deposição e contribuir para o alívio da pressão sobre aterros, poderá culminar em menores custos, tanto para o meio ambiente como para o consumidor. Somado a isso, salienta ainda a Archdaily, reduz a procura por novos recursos naturais, diminui custos relacionados à produção e transporte e elimina também a necessidade de enviar resíduos para aterros sanitários. 

Leia Também: Lançado concurso público para construção da nova ponte sobre o rio Douro

Campo obrigatório