Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Decoração Eis os pontos chave para definir uma...

Eis os pontos chave para definir uma paleta de cores em casa

Que cor devo aplicar ou que combinações de tons são os melhores para ter o resultado que pretendo, de forma a que a minha casa não pareça demasiado cheia ou com pouca cor? "O essencial é definir bem a paleta de cores", sustenta a plataforma Habitissimo.

Eis os pontos chave para definir uma paleta de cores em casa

A verdade é que cada estilo decorativo pede a sua cor. Com a cor poderá ocultar as coisas de que não gosta tanto, poderá também ampliar visualmente um espaço pequeno, baixar um teto demasiado alto, trazer calor a um espaço frio e até dar mais alma a uma divisão. Nesse sentido, é certo dizer que a cor ajuda a jogar com o volume da arquitetura e a destacar os pontos chave do local

Assim, quando estiver a pensar em pintar as divisões lá de casa, mas não sabe que cor deve aplicar ou que combinações de tons são os melhores para ter o resultado que pretende, de forma a que a sua casa não pareça demasiado cheia ou com pouca cor, "o essencial é definir bem a paleta de cores", faz notar a plataforma especialista em arquitetura e design, Habitissimo.

Ainda assim, em resposta à pergunta do que não fazer, há um ponto que todos os decoradores estão de acordo: nunca misture mais de três tons. Por isso, escolha cores de base neutras para trazer luminosidade que tornará a sua casa mais ampla e deixe as cores escuras para pontos mais chamativos, como os têxteis, um quadro ou uma parede de destaque. Opte também por unificar espaços pintando com o mesmo tom 70% do local e reparta o resto das cores em paredes, rodapés ou marcos das portas. 

Contrastes ficam sempre bem

Tendo como base uma gama clara de cores, as cores mais fortes deverão ficar em divisões ou cantos específicos para conseguir o contraste que procura e que ajudará a tornar a sua casa única.

Se gosta de cores escuras, pode colocá-las numa só parede ou opte por colocar um papel de parede que pode, mais tarde, ser removido no caso de deixar de gostar da cor, sugere o Habitissimo. Poderá sempre usar a cor para mudar diferentes espaços ou zonas que queira separar visualmente dentro da mesma divisão.

Atenção aos pontos de luz

Para que o resultado fique como imagina, abra as cortinas e deixe que a luz natural invada o espaço. Tenha em conta os pontos de luz quando for escolher uma cor e veja como a iluminação muda no espaço ao longo do dia.

Um truque infalível para ampliar espaços consiste em pintar o teto de branco, para que a luz se reflita aí. Mas se o seu problema é excesso de espaço, atreva-se a pintar o teto com cores fortes, como o preto ou o cinzento.

Em suma, a originalidade nunca é demais. O conselho do Habitissimo é que não se esqueça de se servir de outros elementos, como molduras, frisos ou vigas de madeira, para realçar a divisão. 

Leia Também: Museu do Chiado evoca quadros da decoração de 1925 do café A Brasileira

Campo obrigatório