Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Espanha limita preço de casas constr...

Espanha limita preço de casas construídas com fundos europeus: 5 euros/m2

De forma a manter o valor do arrendamento mais acessível, o governo espanhol decidiu que as 20 mil habitações que serão construídas com recurso a dinheiros europeus devem ter um limite de 5 euros por metro quadrado.

Espanha limita preço de casas construídas com fundos europeus: 5 euros/m2
Notícias ao Minuto

14:34 - 24/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Espanha

As 20 mil casas para arrendar a preços acessíveis que o Governo pretende construir em edifícios sustentáveis, graças aos fundos europeus, terão um preço máximo de cinco euros por m2 por mês, ligeiramente modulável em função de detalhes como se a propriedade tem arrecadação ou espaço estacionamento. A notícia é avançada pelo El País.

Desta forma, as casas entre 76 e 90 m2, sendo estas as mais comuns em toda a Espanha, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), seriam oferecidas entre 380 e 450 euros por mês, um preço significativamente inferior ao do mercado, especialmente no visto nas maiores regiões.

O objetivo do Governo é engordar um parque habitacional que em Espanha ronda os 2,5% do parque residencial total, uma das percentagens mais baixas da União Europeia. É também intenção do Executivo aumentar essa oferta com edifícios com eficiência energética.

Este preço base, que permanecerá inalterado durante os primeiros dois anos, pode então ser combinado com a evolução do IPC e de acordo com outros detalhes que forem acordados entre o Estado e as autarquias, que acabarão por assumir a gestão destas mesmas casas. Outro dos requisitos para ser elegível a este programa, é que as novas casas devem estar a ser usadas para arrendamento acessível durante pelo menos 50 anos.

Note que os planos do Executivo constam no programa de promoção e aumento do stock público de habitações eficientes, de carácter social ou acessível, dotado de 1.000 milhões de euros do Plano de Reabilitação e Regeneração Urbana, que em conjunto terão um total de 6.820 milhões de euros.

Leia Também: Espanha baixa temporariamente preço da luz para pequenos consumidores

Campo obrigatório