Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º
Lar Conselhos Preserve a vida dos seus móveis e sa...

Preserve a vida dos seus móveis e saiba como evitar o bicho da madeira

Se não for parado a tempo, poderá acabar por se deparar com uma verdadeira praga em sua casa. Por isso, é muito importante não só saber como eliminar, mas também como evitá-lo. Ora veja.

Preserve a vida dos seus móveis e saiba como evitar o bicho da madeira
Notícias ao Minuto

10:41 - 24/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Bicho da madeira

Seja mobiliário mais ou menos recente, qualquer um pode sofrer deste problema. O bicho da madeira é uma praga que se aloja no interior das madeiras e, na fase ainda de larvas, começa a perfurar e a comer a madeira. Apesar de geralmente ter uma preferência por antiguidades, ataca estruturas mais robustas de edifícios, como lambris de portas, vigas estruturais, entre outras.

E a verdade é que, se não for parado a tempo, pode acabar por se deparar com uma verdadeira praga em sua casa. É por isso muito importante não só saber como eliminar, mas também como evitá-lo. Conheça os truques que o Ekonomista tem para si.

São várias as causas possíveis do aparecimento do bicho da madeira, mas alguns factos são incontestáveis: os bichos da madeira adoram humidade. Por isso, evite manchas de humidade nas paredes e teto de sua casa e garanta que tudo está bem arejado.

Como eliminar o bicho da madeira

Cuprinol

A aplicação de um imunizador como o cuprinol dificilmente vai resolver o problema, caso já esteja bastante impregnado. No entanto, se conseguir detetar o problema a tempo e se encontrou, por exemplo, apenas um furinho, aplique por cima desse furo um algodão embebido em cuprinol.

Inseticida

Outra alternativa para tentar resolver a questão de como evitar o bicho da madeira será recorrendo a um inseticida próprio para esta praga.

Aplique o produto em toda a zona afetada, buraquinho a buraquinho e cubra a zona onde aplicou o produto com um plástico ou papel transparente durante pelo menos 24h. Este passo é indispensável para garantir que o inseticida atua totalmente, sustenta o Ekonomista.

Depois deste processo é normal se verificar que o seu móvel tenha ficado com algumas mazelas deixadas pelos bichos da madeira. Para tentar remediar a situação, pode optar por colocar massa ou cera na zona afetada.

Solução caseira para eliminar o bicho da madeira

Como em tudo, existem também soluções mais caseiras para exterminar a praga do bicho da madeira. A conhecida por ser a mais eficaz é a utilização de ácido bórico.

Explica o Ekonomista que este ácido é conhecido por conseguir exterminar o bicho da madeira, desde que cumpra com as indicações de diluir o ácido bórico em água, de acordo com as instruções que estiverem na embalagem que comprou, e aplique de forma generosa sobre um pedaço de madeira. Coloque este pedaço junto da zona infestada e verá os bichinhos a surgir, atraídos por esta solução.

Se possível, sugere o Ekonomista, desmonte o móvel afetado para que seja mais fácil manuseá-lo e chegar às zonas mais difíceis e faça-o numa zona bem ventilada e arejada. Deixe atuar até secar, avalie o resultado e repita, se necessário.

Leia Também: Sabe o que é Upcycling? Confira como dar uma nova vida aos móveis de casa

Campo obrigatório