Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Construção Portal da Construção Sustentável apr...

Portal da Construção Sustentável apresenta novo selo, o Sustainable Value

O objetivo deste selo é o encorajamento na procura e oferta de produtos que causem menos perturbações no ambiente através da comunicação de informação precisa, estimulando assim o potencial para uma melhoria ambiental contínua orientada para o mercado.

Portal da Construção Sustentável apresenta novo selo, o Sustainable Value

"Em breve poderá simular a obtenção do (selo) Sustainable  Value com base na norma internacional ISO 14024:2018", começa por revelar o artigo no Portal da Construção Sustentável (PCS). A certificação estará disponível para ser requerida até ao final do mês de junho 2021.

O Fundo Ambiental vai atribuir apoio a todos os materiais de construção que estejam certificados pela norma ISO 14024, o Sustainable Value do Portal da Construção Sustentável, que foi desenvolvido com o apoio do EEA GRANTs. Em causa, estão as candidaturas abertas à segunda fase do programa de apoio a edifícios mais sustentáveis, desde esta terça-feira, dia 22 de junho, até 30 de Novembro, recorde-se.

O objetivo deste selo é o encorajamento na procura e oferta de produtos que causem menos perturbações no ambiente através da comunicação de informação precisa, e não enganadora sobre os aspetos ambientais, estimulando assim o potencial para uma melhoria ambiental contínua orientada para o mercado.

Para isso, foi estabelecido um processo formal de participação aberta das partes interessadas para selecionar e rever as categorias de produtos, critérios ambientais e características funcionais do produto, através de inquéritos, lê-se na página oficial do PCS.

Esta norma baseia-se em vários critérios e autoriza a utilização de rótulos ambientais em produtos. Os artigos identificados com este selo inserem-se numa categoria de produtos mais sustentáveis, onde se conhece o seu ciclo de vida e qual o seu impacto ambiental no meio onde se inserem, sublinhe-se.

Outra das imposições deste selo é salvaguardar a transparência e credibilidade na implementação de programas de rotulagem ambiental de Tipo I e harmonização com os princípios e procedimentos aplicáveis aos programas.

Lê-se ainda no artigo do portal que as categorias foram definidas como grupo de produtos com funções equivalentes e serão avaliados aqueles que pertencem à base de dados do PCS e requeiram expressamente a sua avaliação. 

Leia Também: AICCOPN: Atividade das empresas de reabilitação urbana cresce 7,3%

Campo obrigatório