Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação BdP: Eventual sobrevalorização dos p...

BdP: Eventual sobrevalorização dos preços das casas requer acompanhamento

O governador do Banco de Portugal disse hoje que a situação atual de crise requer acompanhamento ao setor imobiliário, depois de a instituição ter alertado para o risco de correção dos preços das casas, que continuaram a aumentar em pandemia.

BdP: Eventual sobrevalorização dos preços das casas requer acompanhamento
Notícias ao Minuto

14:54 - 21/06/21 por Lusa

Casa preços das casas

"A situação atual é e requer todos os cuidados que, normalmente, em momentos de crise, a este setor (imobiliário) tem de se lhe dar, porque ele tem, de facto, uma enorme interpenetração no sistema financeiro", afirmou Mário Centeno, em conferência de imprensa sobre o Relatório de Estabilidade Financeira de junho de 2021, hoje divulgado pela instituição que lidera.

O relatório indica que "a relevância deste mercado recomenda o acompanhamento dos sinais de uma eventual sobrevalorização dos preços", que, no segmento residencial, continuaram a aumentar, apesar de uma desaceleração da sua evolução, em contexto de pandemia.

O documento alerta para o risco de uma "correção dos preços no mercado imobiliário residencial em Portugal, que pode decorrer, inter alia (entre outras coisas), da potencial retração da procura de imóveis por não residentes, que surja associada a uma deterioração das condições de financiamento internacionais" e para o caso de, no mercado imobiliário comercial, poder "ocorrer uma queda adicional dos preços na sequência da ocorrido em 2020 para alguns segmentos (retalho e hotéis)".

Mário Centeno explicou que "a situação em Portugal é de uma desaceleração na evolução dos preços", com segmentos em que essa desaceleração foi mais nítida, como é o caso do segmento comercial.

"Há algumas vertentes da procura que permanecem bastante ativas, em particular procura por não nacionais, não residentes, porque a dinâmica do setor nos últimos meses não está tão sustentada em crédito bancário como já esteve no passado", explicou o governador do BdP.

O BdP sublinhou, no entanto, que uma eventual correção dos preços das casas não será demasiado significativa, uma vez que, explicou o governador, nos últimos anos registou-se uma redução do rácio do endividamento das famílias, bem como a melhoria do perfil de risco dos mutuários.

Leia Também: Apoios públicos devem ser "focados e adaptados" à realidade dos setores

Campo obrigatório