Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Como tirar partido de casas mais peq...

Como tirar partido de casas mais pequenas, segundo especialistas

Quer saber como rentabilizar um espaço de menos de 40 m2 como habitação? Saiba que a falta de espaço exige criatividade e rigor por parte dos profissionais, tanto no planeamento como na execução do seu interior, mas também exige uma retidão na organização por parte dos habitantes. Ora veja.

Como tirar partido de casas mais pequenas, segundo especialistas
Notícias ao Minuto

12:30 - 17/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Casas pequenas

A vida numa casa de pequenas dimensões pode ser um verdadeiro desafio e no caso de estar mal organizada, torna-se quase impossível, pois a falta de espaço exige criatividade e rigor por parte dos profissionais, tanto no planeamento como na execução dos seus interiores, peças de mobiliário e soluções de arrumação, mas também exige retidão e constância na organização por parte dos habitantes, note-se. Assim, quer saber como rentabilizar um espaço de menos de 40 m2 como habitação? A homify explica-lhe com a ajuda de especialistas, em especial, os profissionais da CONGRAU ENGENHARIA, empresa no mercado da engenharia e da construção civil.

A mobília

No âmbito dos móveis para casas pequenas, estes profissionais sugerem os sofás-camas, os móveis extensíveis, as camas em beliche, armários funcionais feitos à medida, a instalação de espelhos e muitas prateleiras.

Na verdade, "tudo que permita uma utilização para duas ou mais funções, na mesma peça de mobiliário, e um uso mais confortável da área disponível", saliente-se.

Os espaços abertos

"Esqueça as paredes e as divisões", revela a empresa de construção civil. À parte da privacidade das paredes da casa de banho, os profissionais dizem para se apostar em espaços abertos e multifuncionais.

Note que estas delimitações podem ser conseguidas com móveis, tapetes, pavimentos diferenciados, cores de paredes diferentes ou com biombos vazados e ripados estreitos, que não cortam a amplitude visual.

A organização

Revela a homify, de acordo com os profissionais da CONGRAU, que o espaço de arrumação deverá ser maximizado de forma a aproveitar todos os cantos da casa. Para isso, siga uma via mais minimalista e livre-se de peças em excesso ou que já não utilize, seja roupa, acessórios ou decorações. "Venda, doe e deite fora tudo o que não utilizar com regularidade", salientam. 

O vão das escadas

Esta dica é particularmente importante para lofts e estúdios, faz notar a homify. Dependendo da sua dimensão, o vão das escadas poderá ser valioso e aproveitado para várias finalidades: Poderão ser armários ou um nicho do móvel de TV; poderão tornar-se numa pequena cozinha kitchenette ou numa casa de banho; e, até mesmo, poderão vir a ser a sua área de escritório em casa.

As cores claras

O branco será sempre a opção mais imediata, sublinham os especialistas. Já é sabido que o branco é um tom que amplia visualmente os espaços, dando uma sensação de mais área, mesmo em compartimentos mais pequenos. Mas "não precisa de se limitar ao branco", sustentam os especialistas. Off-White, Creme, Mooca e outros tons subtis são ótimas referências para obter o mesmo efeito, refere a homify. 

E para dar mais efeito visual, a equipa da CONGRAU ENGENHARIA recomenda ainda a criação de uma parede de destaque, com tijolo à mostra ou em papel de parede, por exemplo.

Leia Também: Eis os cinco essenciais para receber (bem) o verão em sua casa

Campo obrigatório