Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Onde é mais fácil encontrar casas a ...

Onde é mais fácil encontrar casas a preços acessíveis na Europa?

Revelam dados surgidos num inquérito realizado pela Catela que as pessoas sentem que é mais fácil encontrar casas a preços razoáveis em Zurique e Londres.

Onde é mais fácil encontrar casas a preços acessíveis na Europa?

curioso registar que Zurique e Londres, sendo dos mercados mais caros da Europa, são também onde as pessoas sentem que é mais fácil encontrar boas casas a preços razoáveis", revela Gonçalo Rodrigues, consultor em finanças imobiliárias e coordenador de Pós-Graduação em Investimentos Imobiliários no ISCTE Executive Education, na plataforma Out of the Box.

Em sentido contrário, Bruxelas, Praga, Copenhaga ou mesmo Berlim, são as cidades onde os inquiridos sentem que é mais difícil encontrar boas casas a preços competitivos.

Estas conclusões surgem de acordo com os dados mais recentes da Catela, obtidos através do Eurostat, que apontam para um inquérito realizado para procurar entender onde é mais fácil ou mais complicado encontrar casa a um preço considerado razoável.

Zurique e Berlim, mercados de arrendamento

Geralmente, as grandes cidades e capitais são mercados mais de arrendamento do que de compra. Segundo dados da Catela, Zurique tem mais de 90% de stock residencial em arrendamento, enquanto que Berlim se fica nos 82,6%.

Por seu lado, Copenhaga, Viena e Amesterdão são outras capitais com mais de 70% de stock em arrendamento. Do lado oposto, Dublin, Oslo, Praga e Atenas contam com menos de 30% de arrendamentos.

Já de acordo com os Censos do INE de 2011, a cidade de Lisboa tinha à data 42% dos alojamentos ocupados como residência habitual em regime de arrendamento.

Leia Também: Portugal é dos países com as yields residenciais mais altas da Europa

Campo obrigatório