Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Verdadeiro ou falso? Eis alguns mito...

Verdadeiro ou falso? Eis alguns mitos relacionados com a casa

Nem sempre o que é dito é verdade e, por conseguinte, há quem acabe mesmo a seguir práticas erradas sem qualquer tipo de explicação cientifica. A pensar nisso, o portal Imovirtual reuniu algumas crenças relacionadas com a casa para tentar distinguir a verdade da mentira. Ora veja.

Verdadeiro ou falso? Eis alguns mitos relacionados com a casa

Serão estes mitos verdadeiros ou falsos? É sabido que as histórias populares que vão passando de boca em boca, tem por vezes algum fundamento de verdade. Ainda assim, isso nem sempre acontece e, por conseguinte, há quem acabe mesmo a seguir práticas erradas sem qualquer tipo de explicação cientifica. Com isso em mente, o portal Imovirtual reuniu algumas assunções e crenças relacionadas com a casa para tentar distinguir a verdade da mentira. Tome nota.

"O jornal seco é bom para limpar vidros"

Resultado: Mito Falso

Apesar de ser uma ótima forma de ser uma prática mais sustentável, este mito é falso. Todavia, tem algum fundamento uma vez que o papel de jornal é uma folha bastante absorvente, capaz de não deixar marcas numa passagem pela janela da sala lá de casa, note-se.

Mas a verdade é que se depois de folhear as páginas de um jornal dá por si com os dedos sujos, os vidros vão padecer do mesmo mal. Não só este material é pouco eficaz na eliminação de pó, gordura e sujidade dos vidros, como também pode agravar a situação e chegar mesmo a riscar as suas janelas, sustenta o Imovirtual.

"Dormir com plantas faz mal"

Resultado: Mito Falso

Já há vários estudos que sustentam que as plantas melhoram a qualidade do ar. Então, porque é dito que ter plantas no quarto afeta a qualidade do sono?

Sabe-se que esta crença surgiu porque durante o dia, as plantas passam pelo processo de fotossíntese, produzindo oxigénio, mas à noite as plantas consomem-no e libertam CO2.

Contudo, a quantidade consumida é pequena, o que significa que não chega para afetar o ser humano. Para que tenha uma noção, se dormir acompanhado com outra pessoa ou com um cão ou um gato, estará sujeito a que estes consumam mais oxigénio do que uma planta, afirma o portal.

"Micro-ondas afeta os alimentos"

Resultado: Mito parcialmente verdadeiro

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é tão seguro cozinhar alimentos no micro-ondas como em outro qualquer tipo de utensílio de cozinha. Mas, segundo a Harvard Health Publishing o valor nutricional da comida não se mantém o mesmo após estar sujeito á radiação. Todavia, é através dos micro-ondas que se consegue manter a maioria dos nutrientes dos alimentos intactos, refere o Imovirtual.

Um assunto um tanto controverso, mas a verdade é que ao cozinharmos a comida através de qualquer tipo de método, esta vai perder nutrientes.

"Os eletrodomésticos interferem na ligação Wi-fi"

Resultado: Mito verdadeiro

Paredes densas, mobília com dimensões consideráveis, espelhos e até aquários podem ser alguns dos fatores que estão a interferir na sua ligação. Mas os eletrodomésticos também desempenham uma função fulcral neste departamento, especialmente os aparelhos smart.

Muitas vezes o que acontece é que os eletrodomésticos estão todos a trabalhar nas mesmas frequências o que sobrecarrega o sinal e torna as comunicações mais lentas. Além disso, outros eletrodomésticos como os micro-ondas, os fornos, frigoríficos e os rádios podem também intrometer-se no sinal Wi-fi, já que afetam o campo eletromagnético, explica o portal.

Leia Também: Rendas das casas sobem 1,8% em maio

Campo obrigatório