Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Imobiliário que faz bem à saúde: Che...

Imobiliário que faz bem à saúde: Chegaram as casas saudáveis ao mercado

A Casa de Mareas é a primeira habitação de Espanha que visa reduzir a exposição a substâncias tóxicas, melhorar o sono, reduzir o stress e promover práticas saudáveis ​​e ambientalmente conscientes.

Casa de Mareas em Espanha

O setor imobiliário está cada vez mais sustentável, seja pelos materiais utilizados na sua construção, seja pelo design e decoração. Agora a nova tendência são casas saudáveis que cuidam de quem lá mora. É o caso da Casa de Mareas, um projeto que visa reduzir a exposição a substâncias tóxicas, melhorar o sono, reduzir o stress e promover práticas saudáveis ​​e ambientalmente conscientes, adianta o idealista.

Trata-se de uma mansão do século XVI situada em Escalante, uma pequena localidade cantábrica de origem medieval nas margens dos sapais de Santoña, zona classificada como Parque Natural, em Espanha. 

A Casa de Mareas é a primeira habitação de Espanha que conta com tecnologia LIFI TruLifi, na área de coworking. Em vez de sinais de Bluetooth, Wifi, 4G/5G, entre outros, usa ondas de luz e oferece tecnologia de transmissão e receção de dados sem fio, sendo mais seguro e saudável porque reduz a exposição à radiação eletromagnética, saliente-se. A área partilhada de trabalho conta ainda com luz natural, também possui móveis ergonómicos e o certificado WELL da firma Actiu.

Estes novos projetos visam reduzir a exposição a substâncias tóxicas, melhorar o sono, reduzir o stress e promover práticas saudáveis ​​e ambientalmente conscientes, note-se.

Também as tintas usadas na casa são ecológicas naturais à base de silicatos, que permitem a respiração das paredes de pedra e ajudam a prevenir a humidade. Nesta casa usa-se filtros para tratamento de água de forma a evitar a cal, o cloro e minerais pesados, ao incorporar ionizadores que permitem regular o pH, combatendo assim a oxidação. Os produtos usados ​​na limpeza da casa são igualmente naturais e ecológicos.

Faz ainda notar o idealista que o chamado bem-estar imobiliário (da expressão em inglês: Wellness real estate) é um conceito que nasceu em 2014 e refere-se a construções que, aliando tecnologia e design, procuram ter um impacto positivo na saúde e bem-estar dos ocupantes.

Leia Também: Imobiliário (e tecnologia) comandam transações transnacionais em Portugal

Campo obrigatório