Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Escritórios Espaços coworking criam novas oportu...

Espaços coworking criam novas oportunidades de negócio para hotéis

Ao tradicional conceito de alojamento, lazer e descanso do setor hoteleiro junta-se agora os espaços de trabalho híbrido, onde as áreas comuns dos hotéis serão reaproveitadas e utilizadas como zonas de coworking.

Espaços coworking criam novas oportunidades de negócio para hotéis
Notícias ao Minuto

16:56 - 11/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa coworking

A pandemia acelerou a transformação de todos os setores do ramo imobiliário, no contexto global, e a hotelaria não fugiu à regra. Ao conceito tradicional de alojamento, lazer e descanso conhecido dos hotéis, junta-se agora os espaços de trabalho híbrido, que irá nascer do aproveitamento das zonas comuns para serem utilizadas como espaços de coworking. A notícia é adiantada pelo Observatorio Inmobiliario, jornal espanhol especializado no setor imobiliário.

As salas de reuniões e eventos já são comuns em hotéis, agora, a novidade são os espaços híbridos, que podem ser facilmente configurados para atender múltiplos requisitos e necessidades implícitas no trabalho remoto.

“Na Actiu queremos enriquecer a utilização da hotelaria, tanto do ponto de vista do lazer como do trabalho. Trata-se de reinventar estes espaços, dando-lhes design, funcionalidade e segurança, para os tornar mais amigáveis e incorporados de novos usos”, afirma Soledat Berbegal, diretora da Actiu, em declarações ao Observatorio Inmobiliario. 

De acordo com um estudo elaborado pela empresa, sobre o uso e as potencialidades dos espaços híbridos, os inquiridos apontam que os ambientes que serão fundamentais no futuro serão os escritórios com novos usos (65,6%), seguidos dos coworkings (51,2%), hotéis (39,5%), cafetarias e restaurantes (36,2%), estações de transporte (20,4%) e lojas ou centros comerciais (6,9%).

Hotéis preparados para o retorno do público

Dada a proximidade das férias de verão e da época alta do setor hoteleiro, e depois de mais de um ano de dificuldades, causado pela Covid-19, prevê-se que os hotéis irão garantir serviços de conectividade que possibilitarão trabalhar, realizar videoconferências, supervisionar um projeto, entre outros, com todas as condições necessárias.

Da mesma forma, poderão vir a oferecer espaços específicos que proporcionem privacidade, conforto e bem-estar, com um design e mobiliário que facilite o teletrabalho.

“O trabalho remoto também vai mudar o modo de vida porque cada vez mais pessoas vão combinar fórmulas de lazer e trabalho conjunto”, afirma Berbegal, acrescentando que “por isso os hotéis irão tornar-se lugares perfeitos para (o cidadão) se desconectar, mas também para trabalhar e colaborar.”

Leia Também: Espaço coworking: Edifício Transparente no Porto vai ter um novo uso

Campo obrigatório