Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Tv + Voz + Internet Som surround das televisões topo de ...

Som surround das televisões topo de gama "não convence"

É o que diz a DECO PROTESTE depois de testar aparelhos da LG, Panasonic, Samsung e Sony. "As vantagens para o consumidor são mínimas", diz a defesa do consumidor.

Som surround das televisões topo de gama "não convence"
Notícias ao Minuto

15:50 - 09/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Televisão

A DECO PROTESTE fez mais um dos seus testes. Desta vez, testou o som envolvente (conhecido como som surround) de televisões de marcas como LG, Panasonic, Samsung e Sony. O resultado? "As vantagens para o consumidor são mínimas", diz a defesa do consumidor.

Para esta investigação, foram selecionados quatro televisores, todos muito bem avaliados ao nível do som estéreo nos testes da DECO. O lote incluiu o LG 55UN73006LA, o Panasonic TX-55HZ2000, o Samsung QE55Q90T e o Sony XR-55A90J.

Salienta a defesa do consumidor que as alegações mais ambiciosas surgem dos televisores da Samsung e da Sony, seguidos pelo modelo da Panasonic. Já o aparelho da LG, ainda que não seja diretamente comparável, apresenta boa qualidade sonora.

A ideia foi confrontar estas alegações com os efeitos percecionados pelos consumidores. Para tal, recorreu-se a um painel de especialistas em testes de áudio.

Teste não mostra grandes diferenças no som

"Efeito envolvente, separação dos canais de som, precisão a representar o palco sonoro e efeito da utilização dos diferentes modos sonoros foram os critérios examinados ao detalhe", afirma a DECO. Para cada televisor, o painel de especialistas escolheu os parâmetros de som que conduziam ao melhor resultado quanto à precisão a representar o palco sonoro e ao efeito envolvente.

Para tornar a comparação mais fiável, instalou-se os quatro televisores de forma que os membros do painel pudessem alternar entre os vários aparelhos rapidamente. Na prática, apenas um televisor reproduzia som de cada vez, sublinhe-se. Os televisores foram posicionados a igual distância de uma parede, mas com grande espaçamento entre si.

Nenhum membro do painel conseguiu indicar o televisor mais preciso a representar o palco sonoro, o que mostra que se trata de sistemas de utilidade duvidosa e cuja perceção muda de pessoa para pessoa.

Ainda assim, a DECO verificou que os televisores com maior número de colunas e com manipulação digital do sinal de áudio mais sofisticada demonstraram um palco sonoro ligeiramente mais amplo e preciso. O televisor da Samsung acabou por ser o melhor. Seguiu-se, o aparelho da Sony e, por fim, o da LG e o da Panasonic.

"Ainda não vale a pena investir em televisor com surround", afirma a defesa do consumidor

Note que o efeito depende de vários fatores, como o posicionamento do televisor face ao sofá, o formato da sala e os materiais usados nessa divisão, caso de tapetes ou cortinados.

Os sistemas assentam na reflexão do som nas paredes, e a localização destes elementos estruturais não é a mesma em todas as casas. O efeito também parece ser menos percetível com o uso de volumes sonoros mais moderados, saliente-se, o que é um problema para quem não gosta ou não pode elevar os decibéis.

Mas vale a pena investir? "Os efeitos são realmente modestos", revela a DECO. 

Leia Também: Altice pede afastamento do presidente da ANACOM para tecnologia avançar

Campo obrigatório