Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Finanças Seguros Aluga Seguro entra em Portugal: Quer...

Aluga Seguro entra em Portugal: Quer combater incumprimentos nas rendas

A empresa espanhola de seguros entrou esta terça-feira oficialmente no mercado português com a abertura da sua primeira agência na Amadora. Tem como objetivo garantir que não haja incumprimentos nas rendas, sendo que o seu pagamento aos proprietários será no dia 5 de cada mês.

Aluga Seguro entra em Portugal: Quer combater incumprimentos nas rendas
Notícias ao Minuto

10:29 - 09/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Seguros

A seguradora espanhola Aluga Seguro entrou esta terça-feira, dia 8 de junho, oficialmente no mercado português, com a abertura da sua primeira agência na Amadora, em Lisboa. Entre os vários serviços que presta no mercado de arrendamento residencial, está a intenção de garantir que não haja incumprimentos nas rendas, sendo que o seu pagamento aos proprietários será no dia 5 de cada mês, avança a Magazine Imobiliário que esteve a bordo de um barco ancorado no rio Tejo, para assistir à conferência de imprensa.

Antonio Carroza, CEO da empresa, explicou que a seguradora luta desde há 15 anos para trazer segurança, tanto aos proprietários como aos inquilinos. Atualmente, conta com cerca de 50 agências, gere aproximadamente 70 mil contratos de arrendamento, tem uma taxa de morosidade e de incumprimentos de 0%, e só em 2020 assegurou 116,9 milhões de euros em rendas garantidas.

Por seu lado, Francisco Reganha, Country Manager de Aluga Seguro Portugal, salientou que existem ainda "muitos imóveis fechados que os proprietários não colocam no mercado”, isto porque não se sentem seguros e os “incentivos fiscais não são atrativos para colocar os seus ativos no mercado.” Foi também este cenário do mercado espanhol que levou a empresa a elaborar o primeiro relatório sobre arrendamento português.

Segundo a “Radiografia do Mercado de Arrendamento em Portugal”, refere a Magazine Imobiliário, é no distrito de Lisboa que se encontra o preço médio do arrendamento mais alto, sobretudo nos concelhos de Cascais onde atinge os 1.511 euros, seguido de Lisboa com 1.235 euros. Já o Porto é liderado pelos concelhos de Matosinhos e do Porto cujos preços médios são 955 euros e 936 euros respetivamente.

Por seu lado, no distrito de Faro, Loulé surge em primeiro lugar com o preço médio de 954 euros e Faro com 825 euros. Este panorama evidencia, segundo Francisco Reganha que “a oferta não está equilibrada com o rendimento das famílias.”

No que diz respeito ao tempo que se demora arrendar um imóvel, o estudo revela que em Lisboa demora 86 dias para arrendar o imóvel. Enquanto, na Azambuja chega a demorar 828 dias, no Sobral de Monte Agraço leva 33 dias e em Alenquer 39.

No distrito do Porto, cuja média é de 87 dias, a situação é semelhante, com Valongo a ter um período inferior de 35 dias e na Trofa ser de 40 dias. Ainda assim, no distrito de Faro que apesar de existir 64% da habitação disponível, o tempo para arrendar um imóvel demora mais tempo, isto porque “é uma zona turística”, diz Francisco Reganha.

Note que a Aluga Seguro calcula que 50% das casas em Portugal são arrendadas por particulares através de familiares, amigos ou conhecidos, sem a intervenção de um mediador imobiliário e a preços abaixo do mercado. É aqui que entra esta empresa que pretende não só “profissionalizar o arrendamento”, como “oferecer aos proprietários e aos inquilinos as máximas garantias com contratos claros” e “garantindo sempre a cobrança pontual da renda ao dia 5 de cada mês”, segundo o Country Manager de Portugal.

Leia Também: Portugal saiu hoje da lista verde britânica de destinos seguros

Campo obrigatório