Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos Como fazer as crianças ajudarem no t...

Como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico?

Experimente estas sugestões do Ekonomista e veja como fazer os mais pequenos lá de casa ajudarem no trabalho doméstico.

Como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico?
Notícias ao Minuto

10:19 - 12/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Crianças

Integrar ou não os mais pequenos nas tarefas domésticas? A resposta é sim, afirma o Ekonomista. Ainda assim, saliente-se que deverá ter sempre em consideração as devidas adaptações.

Ao passarmos 24 horas por dia com todos os que habitam em nossa casa, acarreta uma maior necessidade de arranjar maneiras diferentes de passar o dia. Como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico pode ser um dos maiores desafios que os pais têm vindo a enfrentar, mas não é preciso desesperar.

O desafio passa por saber como fazê-las querer ajudar nas tarefas da casa. Note que quando estimulados e motivados, saiba que poderão encarar estas tarefas como algo divertido. Tome nota das ideias que o Ekonomista sugere para si.

Pesquise as melhores tarefas por faixa etária

Existem várias tabelas online que o ajudam a perceber as mais indicadas para os pequenos lá de casa. E vai ficar surpreendido, porque até um pequenino com pouco mais de dois anos já pode começar a desenvolver algumas ações no sentido de ajudar nas tarefas diárias. 

Faça um calendário gigante onde todos possam participar

O importante é que neste suporte fiquem bem claras as tarefas diárias, semanais e mais esporádicas, bem como as responsabilidades alocadas a cada uma delas. Pode dar asas à imaginação e usar autocolantes, ímanes e outras representações gráficas para que fique tudo a andar.

Recompensas pelo trabalho

O que o Ekonomista quer aqui dizer é que os bons comportamentos podem e devem ser recompensados. Imagine que durante um dia inteiro, o seu filho realizou todas as tarefas que lhe eram devidas sem ser necessário pedir ou reforçar. Isso é motivo para o congratular.

Estimule-os com música

Ligue a música, bem mexida e divertida, e verá a energia a aumentar para cumprir as tarefas que lhes são devidas. 

Reforço positivo sempre

É importante que mantenha as expectativas niveladas. É lógico que se for o seu pequenino de cinco anos a realizar uma determinada tarefa, o resultado não será o mesmo do que se for você mesmo a fazê-la, sustenta o Ekonomista.

Integre toda a família 

Se as crianças virem exemplos em casa de elementos que ficam no sofá enquanto os outros trabalham, vão encarar isso como algo normal. Estabeleça horários e rotinas e faça por cumpri-los.

Leia Também: Dispositivos eletrónicos no quarto prejudicam sono e saúde das crianças

Campo obrigatório