Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º
Imobiliário Construção Setor da construção de Espanha lider...

Setor da construção de Espanha lidera o ranking de empregos no país

Número de afiliados deste setor no regime geral aumentou 1,6% em maio, atingindo 899.695 de funcionários. Este mercado lidera o ranking de geração de empregos na Espanha, em todas as atividades económicas, uma vez mais, de acordo com o Barómetro do Observatório Industrial da Construção.

Setor da construção de Espanha lidera o ranking de empregos no país
Notícias ao Minuto

09:05 - 04/06/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Espanha

Em Espanha, o setor de construção registou aumentos nos seus dados de membros pelo quarto mês consecutivo. O número de afiliados do setor no regime geral aumentou 1,6% em maio, atingindo 899.695 de funcionários. É o que aponta o Barómetro do Observatório da Construção Industrial, com os dados mais recentes do Ministério da Inclusão, Previdência Social e Migração, a que o Observatorio Inmobiliario teve acesso.

A exemplo do que aconteceu no mês anterior, este setor lidera o ranking de geração de empregos de todas as atividades económicas espanholas, uma vez mais, já que nos últimos 12 meses somou cerca de 900 mil funcionários, 12,19% a mais do que em maio do ano passado, em plena crise da Covid-19.

Por atividade económica, no regime geral, a construção civil apresenta o maior acréscimo de funcionários face a abril (1,9%) e também o mais notável crescimento em termos homólogos (12,8%).

Já em relação ao regime de trabalho por conta própria, o quadro associativo é de 397.465 pessoas, apresentando assim um ligeiro aumento mensal (0,5%) e um acréscimo de 3,9% na comparação anual.

Refere ainda o Observatorio Inmobiliario que, tendo em conta os dados do emprego publicados esta quarta-feira pelo Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migrações, os mais altos representantes das associações patronais e dos sindicatos da construção classificaram os dados de emprego no sector como “positivos”, lembrando que "esta tendência positiva espera-se que continue quando os planos dos Fundos Europeus da Próxima Geração forem aprovados, nos quais a construção desempenha um papel predominante.”

Leia Também: Juros da dívida caem a dois, a cinco e a 10 anos

Campo obrigatório