Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º
Lar Eficiência energética Eletricidade em Portugal: Quem ofere...

Eletricidade em Portugal: Quem oferece o preço mais baixo?

Para melhor responder a esta pergunta e encontrar a eletricidade mais barata no nosso país, o idealista utilizou o simulador da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos).

Eletricidade em Portugal: Quem oferece o preço mais baixo?

São cada vez mais as horas passadas em casa, dadas as circunstâncias da Covid-19, o que significa maiores consumos de energia, fazendo com que o preço da fatura de luz suba. Para encontrar a eletricidade mais barata em Portugal, o idealista utilizou o simulador da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), excluindo as ofertas com condições como, por exemplo, a contratação obrigatória de serviços adicionais, e concluiu-se que, atualmente, a oferta de eletricidade mais barata é da Iberdrola.

Abaixo, apresentamos os preços de eletricidade mais baratos do mercado para um casal sem filhos que consome cerca de 1900 kWh/ano. A potência contratada é de 3.45 kVA.

Verificou-se que  a eletricidade da Iberdrola, na campanha Casa, pressupondo a adesão à Fatura Eletrónica e ao Débito Direto (FE+DD), apresenta o preço mensal de cerca de 33,29 euros. Seguida pela Goldenergy, com a campanha Cliente Monoelétrico (FE+DD), (35,15 euros), a campanha Eletricidade Campanha Digital (FE+DD) da EDP (35,21 euros), a Tarifa Simples da Endesa (35,27 euros) e, por fim, a Tarifa Sol da ENAT (35,62 euros) sendo esta a mais cara.

Já para um casal com 2 filhos, com um consumo estimado de 5000 kWh/ano e uma potência contratada de 6.9 kVA, a liderança continua a cargo da Iberdrola, revela o idealista.

Neste caso, e de acordo com as mesmas campanhas, à exceção da Endesa, a Iberdrola apresenta o preço mensal de eletricidade de 85,12 euros. Seguida, desta vez, pela EDP a registar 86,92 euros mensais. Em terceiro lugar surge a Endesa, desta vez com a campanha Tarifa e-luz & gás (FE+DD), com 86,98 euros, depois a Goldenergy com 86,99 euros e, em último lugar, novamente, a ENAT com 88,53 euros.

Atualmente, a tarifa de eletricidade mais barata em Portugal é a Casa, da Iberdrola. Ainda assim, ao comparar os preços da eletricidade, verifica-se uma competição renhida entre os preços da EDP, Endesa e Goldenergy.

Contratar a eletricidade ao melhor preço

Explica o idealista que com a liberalização do mercado de energia português, mudar de companhia elétrica ou tarifa passou a ser simples. Atualmente, os contratos de eletricidade não obrigam a qualquer período de fidelização, o que significa que a alteração de fornecedora pode ser feita a qualquer momento.

Desta forma, para contratar a empresa de energia mais barata em Portugal, basta fazer um novo contrato com a companhia. O cancelamento do contrato atual é feito, automaticamente, entre a antiga e a nova fornecedora.

Leia Também: Produção de renováveis assegurou até maio 3/4 do consumo de eletricidade

Campo obrigatório