Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º
Imobiliário Escritórios Comissão Europeia fecha metade dos s...

Comissão Europeia fecha metade dos seus edifícios devido ao teletrabalho

Em causa está a necessidade de tornar a Comissão mais verde, ao reduzir as emissões de construção, e mais digital, mantendo a empresa a funcionar como uma prática padrão após o fim da pandemia da Covid-19.

Comissão Europeia fecha metade dos seus edifícios devido ao teletrabalho

A Comissão Europeia planeia fechar metade dos seus 50 edifícios de escritórios em Bruxelas até 2030, com o objetivo de fundir o espaço de escritórios e permitir o trabalho em casa após a atual pandemia. A notícia é adiantada pelo jornal americano Politico.

O comissário europeu para o Orçamento e Administração, Johannes Hahn, falou aos jornalistas na semana passada e afirmou que a instituição prevê “reduzir significativamente o número de edifícios nos próximos dez anos” para apenas 25 edifícios na capital da UE.

Em causa está a necessidade de tornar a Comissão mais verde, ao reduzir as emissões de construção, e mais digital, mantendo a empresa a funcionar como uma prática padrão após o fim da pandemia da Covid-19. Medidas inseridas na “política de construção de longo prazo até 2030”, revelou o responsável.

"Como todas as organizações públicas e privadas, estamos agora à procura de um equilíbrio mais útil entre o trabalho em casa e no escritório”, sustentou.

Acrescentou ainda o responsável que "fizemos pesquisas e mais de 90% do nosso pessoal é fortemente a favor de ter dois a três dias por semana de teletrabalho”, anotando que “as superfícies dos nossos escritórios serão adaptadas ao uso generalizado do teletrabalho”, refere o Politico.

Apesar de fechar metade dos seus prédios, o espaço total de escritórios da Comissão irá diminuir apenas 25%, de quase 780.000 para cerca de 580.000 m2, uma vez que irá fundir departamentos em edifícios mais espaçosos.

Esta centralização do espaço de escritórios significa que a Comissão terá de transferir alguns dos seus departamentos para novos edifícios, sendo que o Bairro Norte de Bruxelas foi mencionado como uma opção.

Leia Também: Bruxelas diz que Estados-membros são responsáveis por serviços secretos

Campo obrigatório