Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º
Mercado Estatísticas Fundos imobiliários geriram menos 23...

Fundos imobiliários geriram menos 23 milhões de euros do que em março

Dados da CMVM revelam que fundos de investimento imobiliário, fundos especiais de investimento imobiliário e fundos de gestão de património imobiliário atingiu 10.733,6 milhões de euros. Uma queda de 2% face a março.

Fundos imobiliários geriram menos 23 milhões de euros do que em março

De acordo com os dados da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em abril de 2021, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.733,6 milhões de euros, menos 23 milhões (0,2%) do que em março. 

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário cresceu 0,2% para 7.960,0 milhões de euros. Nos FEII, o valor recuou 1,4% para 2.359,4 milhões de euros e nos FUNGEPI desceu 0,3% para 414,3 milhões de euros.

No período em análise, revela ainda a CMVM, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, tendo 47,4% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do setor dos serviços. Os investimentos realizados pelos FUNGEPI destinaram-se sobretudo ao setor do comércio (46,2% do total).

A Interfundos (11,7%), a Square AM (11,4%) e a Caixa Gestão de Ativos (9,0%) detinham as quotas de mercado mais elevadas, saliente-se.

Em abril, note-se, foi liquidado o fundo de investimento imobiliário “Banif Imogest – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado”, gerido pela Profile, e constituída a sociedade de investimento imobiliário “Unique Private Condo Imobiliária – SICAFI, SA”, gerida pela Libertas.

Destacam ainda dados da CMVM que, no mês passado, foi também transferida a gestão de dois fundos: do fundo especial de investimento imobiliário “Retail Properties – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado”, da Atlantic para a Carregosa; e do fundo especial de investimento imobiliário “Multiusos Oriente – Fundo Especial de Investimento Imobiliário”, da Interfundos para a Norfin.

Leia Também: Fundos imobiliários geriram menos 0,4% do que em fevereiro

Campo obrigatório