Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Construção APCMC desafia setor da construção a ...

APCMC desafia setor da construção a avançar para a nova realidade digital

Para apoiar o setor a concretizar a transformação dos seus próprios modelos de negócio, a Associação dos Materiais de Construção criou a plataforma Datacheck para que as empresas possam ter acesso a um conjunto de dados, como preços, imagens e fichas técnicas.

plataforma Datacheck

Acelerar a transição das empresas de materiais de construção para uma nova realidade tecnológica e digital, são condições essenciais ao desenvolvimento de uma abordagem integral e integrada na fileira da construção nacional, lê-se no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

De forma a apoiar os fabricantes e comerciantes de materiais de construção a concretizar a transformação dos seus próprios modelos de negócio, a APCMC - Associação dos Materiais de Construção, através da plataforma Datacheck, já criou elementos que permitem as estas empresas aceder a toda a informação sobre os produtos e de uma forma simples obter um conjunto de dados importantes que inclui preços, imagens e fichas técnicas. Agora, é necessário a adesão das empresas do setor.

Note que esta nova ferramenta está já disponível a todos os associados, distribuidores e fornecedores, que a APCMC está a desafiar todos os interessados a inscrever-se, de forma gratuita, para terem o seu acesso.

“A partir daqui os comerciantes, clientes desses fornecedores, poderão fazer de forma simples o download de toda a informação sobre os produtos, incluindo preços, imagens e fichas técnicas, entre outros, bem como as respetivas atualizações, numa vulgar folha de Excel”, explica José de Matos, secretário geral da APCMC, citado em comunicado.

Salienta o mesmo comunicado que sobre as vantagens da plataforma APCMC Datacheck destaca-se a maior eficiência de comunicação com todas as partes interessadas, já que permite dados comerciais, técnicos e logísticos, atualizados, completos e corretos e disponíveis a toda a cadeia.

Apoiar empresas na digitalização dos seus processos

A plataforma APCMC Datacheck está ainda inserida num projeto mais abrangente que a Associação dos Materiais de Construção tem em curso e que vai permitir às empresas do setor a digitalização dos seus processos administrativos, logísticos e comerciais, bem como a comunicação com clientes e fornecedores, de forma mais célere, fiável e facilitada.

Trata-se do projeto designado por “Speed Up – Materiais de Construção 4.0”, apoiado pelos fundos do Portugal 2020-COMPETE, que tem como principal objetivo acelerar a transição dos materiais de construção para uma nova realidade de adoção tecnológica e digital nos processos de negócio das PME.

Leia Também: Portal da Construção Sustentável lança guia sobre produtos ecológicos

Campo obrigatório