Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2021
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

Lar Conselhos Eis as dicas de profissionais para t...

Eis as dicas de profissionais para ter uma cozinha eficiente em casa

Desde ideias de funcionalidade, à ergonomia e, claro, à decoração e organização, saiba o que dizem os profissionais sobre quais os aspetos mais importantes para melhorar a sua cozinha.

Eis as dicas de profissionais para ter uma cozinha eficiente em casa

A cozinha é uma das divisões mais vivas da casa. Atualmente, a tendência é transformá-las também em espaços sociais, onde se recebem também as visitas. Nesse sentido, o Habitissimo, plataforma de arquitetura e design de interiores, falou com vários profissionais para reter as principais ideias de maneira a tornar a cozinha mais eficiente.

A importância da organização cozinha

A organização é essencial para tornar este espaço mais fluido, sustentam os especialistas.

Assim, livre-se dos itens que não usa e coloque a jeito os seus objetos favoritos e mais usados. Além disso, uma cozinha organizada é também mais apelativa na hora de cozinhar.

Igualmente importante é organizar a cozinha da forma mais funcional possível:

  • Ao fazer a instalação do lava-loiça mantenha-o junto da pia;
  • Use acessórios para melhor organizar o espaço, com caixas, organizadores de gavetas, entre outros;
  • Dê uso aos cantos e espaços verticais, assim como às portas interiores dos armários, para aproveitar o máximo do espaço, convertendo-o em arrumação;
  • Use potes transparentes para poder ver o que está guardado no interior ou coloque etiquetas, indicando o que está no seu conteúdo.

Utensílios? Bastam os necessários

Para os profissionais, não importa ter dez facas, mas ter as facas certas. O mesmo é válido para as panelas e para os restantes objetos da cozinha. Elimine o que não precisa ou não serve, mantendo apenas aquilo que é essencial.

Tenha uma bancada livre

Na hora de cozinhar, é essencial ter espaço. Por isso, deixe a sua cozinha respirar e evite ter as bancadas ou a ilha demasiado cheias. Tal não só atrapalha, como pode muitas vezes ser desmotivante! 

Opte por investir em eletrodomésticos eficientes

Para que tenha uma ideia: Um motor de alto rendimento economiza entre 20 a 30% de energia quando comparado com um tradicional. Já um sistema de climatização atua pode significar uma poupança de 30 a 50%. Além disso, pense que também a sua conta mensal de eletricidade sairá a ganhar, pois acabará por gastar muito menos.

A questão dos resíduos

Não ignore a logística do lixo, nem da reciclagem. Use os recipientes próprios e evite, sobretudo no lixo comum e no plástico, cubos demasiado grandes, sustenta o Habitissimo. O acumular de lixo acaba por ser um magnético de bichos indesejados e também de maus cheiros.

Decoração da cozinha

É importante ter uma cozinha bonita e adaptada ao seu gosto, ainda assim, note-se que é muito importante dar mais valor à funcionalidade do que à estética. Nesse sentido, informe-se sempre sobre a durabilidade e resistência dos materiais escolhidos, assim como das suas exigências de manutenção e limpeza.

Ventilação da cozinha

Dê prioridade às janelas, pois na hora de fazer circular o ar, nada é tão eficiente. E mesmo com janelas, sobretudo na área do fogão, invista num bom exaustor. 

O chão da cozinha

Quanto à escolha do pavimento da cozinha, a questão da limpeza e da higiene deverá ser prioridade número um.

Os pavimentos cerâmicos, assim como as pedras naturais como o granito continuam no topo das preferências na cozinha, pois são duráveis, resistentes e fáceis de limpar. 

Iluminação da cozinha

Quanto à iluminação, assegure-se que tem focos de luz nas zonas que mais precisa, como no fogão ou na banca. Nesse sentido, pode sempre apostar em luzes integradas nos móveis. 

Bicarbonato de sódio é o melhor amigo da sua cozinha

Numa cozinha, o bicarbonato pode ter diversas funções e utilidades, como:

  • Para limpar os vegetais;
  • Na limpeza da cozinha, uma vez que é um antisséptico e muito poderoso na hora de combate as bactérias;
  • Elimina maus cheiros;
  • Para desentupir a pia;
  • Para cozinhar, pois pode ser usado como fermento;
  • Entre outros.

Leia Também: É apaixonado por azul mas não sabe como aplicar essa cor em casa?

Campo obrigatório