Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Escritórios Londres: Contratação de escritórios ...

Londres: Contratação de escritórios em mínimos históricos

No primeiro trimestre de 2021, a contratação de escritórios no centro de Londres foi de 125 mil m2, o que significa que está em níveis nunca antes registados. Já a oferta disponível continua a aumentar segundo dados da CBRE.

Londres: Contratação de escritórios em mínimos históricos
Notícias ao Minuto

11:23 - 26/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Londres

A contratação de escritórios no centro de Londres foi de 125 mil m2, no primeiro trimestre de 2021, sendo este a maior percentagem registada desde o início da pandemia. De acordo com os mais recentes dados da CBRE, a que o Ejeprime teve acesso, as contratações aumentaram 55% em relação ao último trimestre do ano passado, embora ainda tenham sido 56% inferiores à média trimestral dos últimos dez anos

Agora que doze meses passaram desde o início da pandemia, o impacto que teve no mercado pode ser analisado. Assim, a contratação de escritórios no último ano e até o primeiro trimestre de 2021 foi de 410 mil m2, a menor já registada e 66% inferior à média anual

Embora a procura por espaço nos escritórios continue em alta, a sua disponibilidade no centro de Londres não parou de aumentar desde o início da pandemia.

Desse modo, no final de março, a última a disponibilidade de escritórios passou para 2,35 milhões de m2, 81% a mais do que em março de 2020. Sendo este o maior nível observado desde 2003, quando a oferta atingiu 2,5 milhões de m2 como resultado de o colapso da bolha pontocom, refere o Ejeprime.

O baixo volume de contratação e o aumento contínuo do espaço liberado pelos inquilinos significa que a oferta disponível tem crescido desde o início da pandemia. 

Com isso, no final de março, a taxa de desemprego subiu para 8,9%, segundo o CBRE. Nesse contexto, as organizações estão a paralisar projetos e, no final de março, havia um total de 168 mil m2 de novas construções disponíveis para arrendar, sendo este um valor abaixo de 42% da média histórica. 

Já as transações de ativos abrandaram nos primeiros meses do ano, após o forte dinamismo do final de 2020. Assim, no primeiro trimestre, 1,5 mil milhões de euros foram investidos em escritórios no centro de Londres, 58% menos que a média dos últimos dez anos entre janeiro e março. 

Revela ainda o Ejeprime que os investidores britânicos responderam por 38% de toda a atividade de investimento, seguidos pelos asiáticos (24%) e europeus (20%).

Leia Também: Covid-19: Reino Unido intensifica testes após aumento de contágios

Campo obrigatório