Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Comprar uma casa usada traz vantagen...

Comprar uma casa usada traz vantagens. Mas, atenção a estes pormenores

Para o portal Imovirtual, na hora de investir o seu dinheiro na compra de um imóvel, todo o cuidado é pouco, não só a nível monetário, mas também a respeito da habitação em si. Eis o que deve precaver.

Comprar uma casa usada traz vantagens. Mas, atenção a estes pormenores

Comprar uma casa usada traz algumas vantagens, por exemplo, a nível de poupança de tempo, uma vez que não terá de esperar para o imóvel estar pronto, afirma o portal Imovirtual. Ainda assim, quando pensar em investir o seu dinheiro na compra de um imóvel, deverá também tomar atenção à habitação em si. Eis o que precisa de se precaver.

A Construção

Procure saber qual é a data de construção do imóvel, se existiu ou não algum tipo de embargamento e intervenções posteriores que tenham sido realizadas.

Nesse sentido, tente determinar quais são as paredes-mestras e os pilares que não podem ser derrubados, para se e quando pretender fazer modificações saber onde pode agir, sustenta o portal. 

As especificidades

Ninguém gosta de ter uma casa com humidade, por isso, antes de avançar com o negócio, certifique-se que não há sinal deste fungo nas paredes, procurando por manchas amareladas ou rachas, saliente-se. Note que estas podem significar problemas de infiltrações.

Se conseguir, teste o fluxo de água e tente determinar qual é o tipo de sistema utilizado para o seu aquecimento: elétrico ou a gás. Faça uma vistoria à instalação elétrica e questione se alguma vez foi renovada (no caso de imóveis antigos).

A Certificação Energética

O Certificado Energético atesta o nível de eficiência de um imóvel e é um dos documentos obrigatórios por lei para a compra e venda de casas, sublinhe-se.

Poderá encontrar informações sobre os gastos que pode esperar na casa, mas também soluções para melhorar o nível de eficiência.

Mesmo sem acesso ao documento, pode atentar a pormenores como a quantidade e o tamanho das janelas, a orientação e o tipo de materiais que as constituem, sugere o Imovirtual. "Todos estes fatores vão contribuir para o aumento ou diminuição dos gastos com o imóvel", sustenta.

A localização

Este aspeto é válido tanto para a compra de casas usadas como para a compra de casas novas.

Se tiver indeciso entre dois negócios, a verdade é que é sempre importante pesar todos os fatores no que toca à localização, para garantir que o imóvel eleito irá satisfazer todas as suas necessidades.

Note que imóveis com proximidade a serviços urbanos e a vias de circulação principais terão certamente um valor de Mercado mais elevado do que casas situadas no meio do nada.

Os gastos fixos

Refere o portal Imovirtual que outro dos aspetos que é comum à venda de casas usadas e novas mas que vale sempre a pena referir são os gastos fixos, nomeadamente com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o condomínio. Para saber sempre com o que contar é importante que se informe de antemão sobre os valores destas duas despesas.

A documentação extra

Se recorrer ao crédito habitação, pode sempre contar com um grande volume de documentação para analisar. Nos casos de compra de casas usadas e para garantir que tudo corre dentro dos conformes, deverá informar-se sobre o historial do imóvel, aconselha o Imovirtual. 

Leia Também: Consultor imobiliário: O que perguntar na hora de comprar e vender casa?

Campo obrigatório