Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Tem uma cozinha pequena? Eis algumas...

Tem uma cozinha pequena? Eis algumas dicas para tirar o melhor partido

Mobiliário à medida, arrumação vertical e eletrodomésticos embutidos são algumas das ideias que a Urban Obras anota para que possa passar a aproveitar mais a sua cozinha.

Tem uma cozinha pequena? Eis algumas dicas para tirar o melhor partido
Notícias ao Minuto

14:10 - 23/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Cozinha

A cozinha ocupa cada vez mais um lugar importante no seio das famílias, podendo mesmo ser considerada, em muitos casos, o coração da casa. Contudo, a cozinha acaba, por vezes, por ser um dos espaços mais reduzidos do lar, afirma a plataforma de rede nacional de obras e arquitetura, Urban Obras.

Desta forma, torna-se fundamental planear e ajustar este espaço para que possa tirar o melhor partido e aproveitar todos os pequenos cantos. Ora veja.

Mobiliário à medida

Uma das principais dicas para cozinhas pequenas é optar por mobiliário adequado a esta divisão, sustenta a Urban Obras, de forma a otimizar todo o espaço e atribuir soluções de arrumação essenciais para divisões mais pequenas.

Arrumação vertical é uma grande vantagem

A valorização da verticalidade dos espaços é um aspeto essencial nas habitações mais pequenas, uma vez que ao tirar partido da verticalidade está a libertar outras áreas, deixando o espaço mais arejado.

Ao criar elementos de arrumação nas paredes da habitação, como prateleiras ou armários embutidos, estará não só a atribuir uma maior sensação de amplitude ao espaço, como também ficará com várias soluções de arrumação.

Iluminação

Um ambiente bem iluminado cria espaços visualmente maiores, mais arejados e convidativos.

O aproveitamento da luz natural é um ponto fundamental para qualquer divisão, mas que se torna ainda mais importante quando falamos de uma das divisões mais importantes da casa, ajudando a aumentar a funcionalidade do espaço.

Eletrodomésticos embutidos pode fazer a diferença

Em cozinhas pequenas, optar por eletrodomésticos embutidos pode fazer toda a diferença, uma vez que permitem uma melhor organização do espaço, libertando áreas adicionais para arrumação e permitindo uma melhor área para circulação.

Bancada multifuncional é um excelente truque

Permite transformar um único espaço numa área de refeições e preparação de alimentos. Para isso, uma opção possível passa pela colocação de cadeiras ou bancos numa das extremidades, retirando assim a necessidade de adicionar uma mesa extra de refeições.

Explica a Urban Obras que, de um modo geral, a cozinha deve ser um espaço esteticamente incorporado com as restantes divisões, funcional e, acima de tudo, adaptada a cada vivência, família ou estilo de vida.

E, por ocupar um lugar cada vez mais importante no quotidiano e no seio das famílias, é essencial que se priorize a sua manutenção e adaptação, de modo a tornar a sua cozinha num espaço de refeições à sua medida.

Leia Também: Precisa de ajuda para acertar no exaustor?

Campo obrigatório