Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Portugal é o 2.º destino onde os est...

Portugal é o 2.º destino onde os estrangeiros se sentem mais em casa

O nosso país é o único destino europeu a constar no top 10 da tabela dos melhores destinos para os estrangeiros em 2021, entre 59 países. A qualidade de vida portuguesa é um dos principais motivos.

Portugal é o 2.º destino onde os estrangeiros se sentem mais em casa
Notícias ao Minuto

13:29 - 18/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Portugal

A ocupar o 5.º lugar da tabela dos melhores destinos para os estrangeiros em 2021, está Portugal. Nesse sentido, o nosso país, entre 59 destinos, é o único destino europeu a figurar no top 10 da classificação geral. O nosso país surge também em 2.º lugar como o destino onde os estrangeiros mais se sentem em casa e é ainda o lar de alguns dos estrangeiros mais felizes do mundo, ocupando a 3.º posição da classificação.

Esta conclusão é retirada do estudo The Best & Worst Places for Expats in 2021, realizado pela plataforma InterNations, uma rede e guia líder para os estrangeiros em 420 cidades globais.

O resultado alcançado este ano de Portugal, ficou a dever-se às classificações obtidas em diversas categorias, classificando-se entre os 10 primeiros em três de seus índices: qualidade de vida (3º), facilidade de acomodação (9º) e custo de vida (9º). Também obtém bons resultados no Índice de Finanças Pessoais (14º), mas não no Índice Trabalho no Exterior, sendo este o seu ponto mais fraco (36º).

Portugal: Casa de estrangeiros felizes

O nosso país é o 2.º destino onde os estrangeiros se sentem mais em casa e junta-se, assim, ao México (1.º) e à Malásia (3.º) no top 3 da subcategoria Feeling at Home.

Mais de quatro em cada cinco estrangeiros em Portugal acham fácil sentirem-se em casa (83%) e acostumarem-se (82%) com a cultura local, e não têm dificuldade em estabelecerem-se no país (84%).

"No geral, tem tudo o que precisa", afirma um cidadão da África do Sul sobre Portugal, refere a plataforma InterNations.

Portugal é ainda o lar de alguns dos estrangeiros mais felizes do mundo: 84% estão felizes com a sua vida em geral, em comparação com uma média global de 75%. Gozam de uma elevada qualidade de vida, classificando Portugal em 3º lugar entre 59 destinos neste índice.

De acordo com o estudo The Best & Worst Places for Expats in 2021, os estrangeiros apreciam particularmente as opções de lazer locais (87% de respostas positivas comparativamente com 72% globalmente) e o clima e tempo ensolarado (90% face aos 66% globais).

Quase quatro em cinco (79%) também estão satisfeitos com as suas próprias atividades de socialização e lazer (em comparação com 67% universalmente).

Outros 96% descrevem o país como pacífico (face a 80% globais) e 97% sentem-se seguros (frente a 84% globalmente). "É um lugar seguro e tranquilo", confirma um cidadão britânico ao InterNations. "É muito bonito, com boa comida, música, cultura e paisagens", sustenta.

Note que Portugal perde por pouco um lugar entre os 10 primeiros na subcategoria Qualidade do Ambiente (11º), a resposta em relação à Saúde e Bem-Estar (21º), Viagens e Transportes (22º) e Vida Digital (24º) não é tão entusiasmado.

Ainda assim, a maioria dos resultados nestas subcategorias é ainda melhor do que a média: por exemplo, cerca de três em cada quatro estrangeiros (73%) estão satisfeitos com a acessibilidade dos cuidados de saúde em Portugal (vs. 61% a nível global), 86% estão satisfeitos com as oportunidades de viagem (vs. 84% em todo o mundo) e 93% concordam que é fácil obter um número de telefone móvel local (vs. 87% globalmente), salienta ainda a plataforma InterNations.

Leia Também: Covid-19: Portugal com 386 infetados e duas mortes nas últimas 24 horas

Campo obrigatório