Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º
Imobiliário Construção Construção: Confiança em alta, mas s...

Construção: Confiança em alta, mas subida dos preços apresenta riscos

A forte procura dos compradores nos EUA está a manter as construtoras confiantes, mas os custos crescentes dos materiais de construção estão a pesar sobre a acessibilidade das moradias.

Construção: Confiança em alta, mas subida dos preços apresenta riscos
Notícias ao Minuto

11:02 - 18/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa EUA

A confiança dos construtores no mercado de habitação dos EUA está em alta, ainda que o aumento dos preços do material possa apresentar riscos para o setor.

Revela a CNBC, de acordo com o NAHB / Wells Fargo Housing Market Index. que a confiança dos trabalhadores no setor da construção permaneceu inalterado nos 83 pontos em maio. Note que valores acima de 50 pontos é considerado um sentimento positivo.

O índice despenhou para 37 em maio do ano passado, com o fecho da pandemia e do mercado imobiliário. Ainda assim, recuperou em junho e julho, quando os consumidores correram para comprar casas nos subúrbios, em busca de mais espaço para trabalhar e estudar em casa.

Agora, os construtores dizem que continuam a ver um fluxo constante de compradores, em grande parte devido à extrema escassez de casas existentes para venda, com as baixas taxas de hipotecas a ajudar. Contudo, a subida dos preços enfraquece o poder de compra.

Em declarações à CNBC, Chuck Fowler, presidente da Associação Nacional de Construtores de Casas e construtoras de Tampa, Flórida, considera que os “compradores de primeira e de primeira geração correm o risco de perder uma compra devido aos aumentos de custo associados à disponibilidade cada vez mais escassa de materiais.”

Os custos agregados de materiais residenciais aumentaram 12%, de acordo com o NAHB, e esses custos continuam a crescer. Isto está a causar um problema não apenas para os construtores, mas para o mercado em geral.

“Algumas construtoras estão a diminuir as vendas para gerenciar as suas próprias cadeias de suprimentos, o que significa desafios crescentes de acessibilidade para um mercado com necessidade crítica de mais estoque”, refere Robert Dietz, economista-chefe da NAHB. 

Nesse sentido, “os compradores de casas devem esperar preços em alta ao longo de 2021, à medida que o custo dos materiais, da terra e da mão de obra continuam a subir”, sustenta.

Dos três componentes do índice, as condições de vendas atuais permaneceram inalteradas nos 88 pontos, note-se. As expectativas de vendas nos próximos seis meses aumentaram 1 ponto para 81. Em sentido inverso, está o tráfego de compradores a cair 1 ponto para 73.

Na média móvel de três meses, a confiança dos construtores no Sul subiu 1 ponto para 84 e permaneceu inalterado no Oeste em 90, revela a CNBC, de acordo com os dados do NAHB / Wells Fargo Housing Market Index. No Nordeste, o sentimento caiu 4 pontos para 82 e no Centro-Oeste caiu 3 pontos para 75.

Leia Também: Petróleo supera 'barreira' dos 70 dólares. Está em máximos de dois meses

Campo obrigatório