Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Arrendamento Pode o senhorio despejar um inquilin...

Pode o senhorio despejar um inquilino e outro não, por ser seu amigo?

Estando ambos os inquilinos em incumprimento com as rendas, poderá o senhorio despejar um quando não faz o mesmo ao outro, por ser seu amigo? Saiba o que diz o programa de Direitos e deveres dos cidadãos.

Pode o senhorio despejar um inquilino e outro não, por ser seu amigo?
Notícias ao Minuto

17:08 - 17/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Senhorios

A resposta é sim, pode.

De acordo com  o programa de Direitos e deveres dos cidadãos, um senhorio pode despejar apenas um dos seus inquilinos por falta de pagamento, não agindo contra outro também incumpridor.

Sendo que, neste caso, não há uma intenção discriminatória injustificada que prejudique um dos inquilinos.

Saliente-se que o princípio da igualdade proíbe as diferenciações de tratamento arbitrárias e injustificadas, disciplinando as relações entre o poder público e os cidadãos.

As entidades privadas também são obrigadas a respeitá‑lo, sobretudo para proteger quem esteja numa situação de vulnerabilidade, isto é, quando não existe propriamente uma relação entre iguais, mas uma relação de poder social (empresas versus empregados, associações profissionais versus associados, igrejas versus crentes), explica o programa de defesa.

Ainda assim, fora destas situações, a vinculação dos privados ao princípio da igualdade impõe adaptações, sublinhe-se, para não eliminar completamente a autonomia privada, inerente à propriedade privada e à liberdade negocial.

Leia Também: Despesas: Há um prazo máximo a partir do qual não podem ser cobradas?

Campo obrigatório