Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Decoração Dia Internacional da Reciclagem. Lis...

Dia Internacional da Reciclagem. Lisboa abre espaço para restaurar móveis

É Dia Internacional da Reciclagem e para assinalar esta data, a Câmara Municipal de Lisboa abre um espaço destinado a reutilização e recuperação de móveis em fim de vida.

Dia Internacional da Reciclagem. Lisboa abre espaço para restaurar móveis

Esta segunda-feira, dia 17 de maio, é Dia Internacional da Reciclagem, e para assinalar esta data a Câmara Municipal de Lisboa abre na Calçada da Boa-Hora, n.º 155, Ajuda, a oficina “Ripas”, espaço destinado a reutilização e recuperação de móveis em fim de vida, revela comunicado enviado às redações.

Uma iniciativa em parceria com a Junta de Freguesia local e a Oficina Monstros, Associação de Artes e Ofícios, que conta com a participação do vereador José Sá Fernandes.

A sua dinamização será assegurada pela associação sem fins lucrativos Oficina Monstros, Associação de Artes e Ofícios, e constitui na cidade mais um espaço de inclusão social, aberto a quem necessite de auxílio para efetuar pequenas reparações e recuperar o seu próprio mobiliário, ou aproveitar o que os serviços municipais para ali transportarão no âmbito do serviço de recolha de "monstros".

Note que este espaço irá contar ainda com a realização de seminários/ações de formação regulares dedicados a esta temática, com o objetivo de capacitar os munícipes para a reparação autónoma do seu próprio mobiliário e criar redes comunitárias de partilha, sensibilizando-os para a problemática das madeiras em fim-de-vida e do seu impacte ambiental, para a prevenção, reutilização e correta deposição destes objetos.

Lê-se ainda no mesmo comunicado que a oficina criativa “Ripas” é um projeto-piloto inovador que visa a criação de uma rede de proximidade em Lisboa e constitui mais um importante passo para uma política de redução de resíduos e de implementação de uma economia circular assente no aproveitamento de todos os materiais valorizáveis através de (re)design.

Leia Também: Municípios vão ter 500 mil euros para reforçar recolha de biorresíduos

Campo obrigatório