Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Diz-me como está a tua casa, dir-te-...

Diz-me como está a tua casa, dir-te-ei como está a saúde de quem lá mora

Esta é a premissa da UCI que irá falar, este sábado, em Dia Internacional da Família, sobre a importância de uma casa saudável para o bem-estar dos moradores. Nesse sentido, preparou também um guia com dicas para melhorar as condições da habitação.

Diz-me como está a tua casa, dir-te-ei como está a saúde de quem lá mora
Notícias ao Minuto

12:28 - 14/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Saúde em casa

A atual pandemia não só levou a ficar mais tempo em casa, como também a repensar qual seria a casa ideal, resultado das novas circunstâncias na forma de trabalho, lazer e estilo de vida que a Covid-19 trouxe consigo, revela comunicado enviado às redações.

Nesse sentido, é cada vez mais certo que a casa tem influência sobre o ser humano, sendo determinante para o seu conforto, bem-estar e saúde, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) que define lares saudáveis ​​como “espaços residenciais que promovem a saúde de seus moradores, um refúgio que apoia um estado de bem-estar físico, mental e social".

É com esta premissa que a UCI traz "Diz-me como está a tua casa, dir-te-ei como está a saúde da tua família", no Dia Internacional da Família, sendo este sábado, dia 15 de maio, o tema da saúde familiar ligada às características da casa. 

Que fatores definem uma casa saudável?

Temperatura: A casa deve estar a uma temperatura de 21º no inverno e 26º no verão, para isso é imprescindível um bom isolamento térmico.

Por exemplo, viver com baixas temperaturas afeta a pressão arterial e aumenta a frequência cardíaca e, com o excesso de calor, aumenta a desidratação, infeções ou problemas respiratórios e de pele, como pele seca, salienta o mesmo comunicado. 

Humidade: A percentagem de humidade ideal deve ficar em torno de 40% e 60%. Um ambiente seco, inferior a 40%, produzirá secura nas membranas mucosas e orifícios dos olhos, nariz ou garganta. Já a humidade excessiva provoca a proliferação de fungos e ácaros, que levam a dificuldades respiratórias e ao aparecimento de alergias.  

Ruído: A poluição sonora de uma habitação pode afetar a saúde física e mental, podendo provocar stress e alterações nos sistemas cardiovascular, endócrino e digestivo. Ter um bom isolamento externo é a melhor solução.

Ar interno: Dado o longo tempo de permanência em ambientes fechados, é fundamental que haja uma boa qualidade desse ar, por meio de sistemas de filtração e purificação para remoção de partículas e possíveis contaminantes. 

Luz: Uma casa com boa entrada de luz solar ajuda a reduzir o cansaço visual e a irritabilidade, além de contribuir para a regulação dos sistemas metabólicos.

Reabilitação: Para a UCI, refere ainda o comunicado, é importante apostar em obras de reforma que melhorem a eficiência energética e também o conforto do lar.

Dessa forma, podemos evitar problemas de saúde devido ao mau condicionamento das habitações. 

Leia Também: Aviso de 30 milhões para eficiência energética em casas lançado "em dias"

Campo obrigatório