Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Escritórios Futuro dos escritórios: Serão conver...

Futuro dos escritórios: Serão convertidos num modelo híbrido de trabalho?

Empresas poderão adotar os seus próprios modelos, com os departamentos a ter, cada um, uma abordagem diferente, sendo que não é apenas onde trabalha, mas como e quando, e isso pode mudar ao longo do tempo.

Futuro dos escritórios: Serão convertidos num modelo híbrido de trabalho?

São poucos os que querem voltar às formas pré-pandemias de trabalho, mas o futuro não é apenas uma escolha entre trabalhar no escritório e em casa, revela a Knight Frank, de acordo com o seu mais recente estudo.

A imobiliária internacional tem vindo a trabalhar com os seus clientes para conhecer como será o local de trabalho do futuro, perfilando mais de 50 mil colaboradores de muitos setores.

Nesse sentido, concluiu que as empresas poderão adotar os seus próprios modelos, com os departamentos a ter, cada um, a sua própria abordagem, sendo que não é apenas onde trabalha, mas como e quando, e isso pode mudar ao longo do tempo.

Um dos clientes da Knight Frank, a FinTech, está, por exemplo, a recrutar não só em Londres, mas em toda a Europa, permitindo que os colaboradores trabalhem a partir de casa e que se desloquem à sede apenas quatro dias por trimestre.

Os seus funcionários do Reino Unido também só são obrigados a estar no escritório dois dias por semana, com regimes definidos em torno do planeamento e da socialização durante esses dias.

Neste tipo de mudança, sustenta a Knight Frank, o papel do gerente é crucial, no sentido em que, deverá capacitar o funcionário e manter os trabalhadores conectados. Isso significa trabalhar com um novo conjunto de competências para o gerente híbrido.

Potencialmente, o modelo híbrido ideal reúne o melhor dos dois mundos, a estrutura, coesão e cultura do mundo físico com a flexibilidade e diversidade do mundo virtual. Ainda assim, é importante estar ciente das desvantagens e riscos potenciais.

Como desenvolver seu modelo de trabalho híbrido?

O ponto de partida deve ser ouvir os seus funcionários, mas também clientes. Ou seja, o envolvimento deve ser bilateral e equilibrar o que é certo para a empresa e para a equipa, como também o que é certo para os clientes, uma vez que, a maneira como estes estão a trabalhar também está a sofrer alterações. 

Qual é o propósito do escritório em um mundo híbrido?

“Bem, fundamentalmente sempre foi apoiar o propósito organizacional e reunir as pessoas para entregar os serviços e produtos nos mercados abrangidos”, afirma a Knight Frank. 

Muito disso pode estar relacionado a processos e sistemas centrais, mas o que fornece às empresas vantagem são frequentemente os valores e estratégias compartilhados para inovação e mudança.

É nessas áreas que o escritório agrega mais valor do que uma plataforma virtual, note-se, pois conecta pessoas e ideias. Nesse sentido, no mundo híbrido, o local de trabalho torna-se o palco para quatro fatores críticos de sucesso de qualquer organização:

Educação

A equipa precisa reconhecer que precisa de investir tempo no escritório para continuar o processo de desenvolvimento.

Inovação

O processo de desenvolver ideias dentro de grupos e especialmente entre grupos é facilitado melhor no local de trabalho do que em plataformas virtuais.

Colaboração

Dentro da organização e especialmente entre organizações, a colaboração é mais facilitada por meio do local de trabalho. 

Salienta ainda a Knight Frank que hospedar e participar de eventos físicos permite interações em vários níveis que simplesmente "não são possíveis online".

Cultura

A cultura precisa ser nutrida e desenvolvida, com o local de trabalho e a interação social dentro dele fornecendo sua base.

Leia Também: Mercado de escritórios do Porto regista menos 81% de área colocada

Campo obrigatório