Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Habitação em tempos de pandemia será...

Habitação em tempos de pandemia será tema de debate em Coimbra

Centro Comunitário de Inserção (CCI) está a promover um ciclo de debates sobre as problemáticas habitacionais com que este centro se debate diariamente e para as quais procura resposta.

Habitação em tempos de pandemia será tema de debate em Coimbra

O Centro Comunitário de Inserção (CCI), equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, está a promover um ciclo de debates sobre as problemáticas da habitação em tempos de pandemia, com que as técnicas deste centro se debatem diariamente e para as quais procuram resposta, revela comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Nesse sentido, convidam a sociedade civil, entidades e instituições que se encontram no terreno, para discutirem os vários problemas que servirão de mote para as sessões, numa tentativa de encontrar soluções para o futuro

O 1º Debate deste Ciclo é no próximo dia 21 de maio, às 14h00, sob o tema "Habitação em Tempos de Pandemia". O evento decorrerá em formato presencial, no Anfiteatro  da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

O tema escolhido para esta primeira sessão é, segundo as técnicas do CCI, "um dos principais constrangimentos" com que se confrontam diariamente, na procura de habitações com rendas acessíveis aos agregados familiares que apoiam versus condições habitacionais.

Em comunicado, apesar de esta ser uma realidade já antes da pandemia, a situação agravou-se mais nesta fase.

É possível verificar que há pessoas em situação de sem abrigo que recorreram aos serviços do CCI, numa tentativa de sair da rua, mesmo aquelas que anteriormente já tinham sido sensibilizadas para arranjar um quarto e que sempre recusaram, saliente-se.

O CCI afirma também que há mais famílias a precisar de ajuda que estavam já integradas no mercado de trabalho, e que agora perderam os seus rendimentos por causa da atual pandemia que, neste momento, não conseguem pagar as rendas das casas.

O CCI tem apresenta muitas dificuldades em dar resposta a todas as situações que acompanha, sendo que esta iniciativa servirá igualmente para levar a palco muitos dos intervenientes desta questão, desde entidades públicas, instituições privadas, senhorios e testemunhos na primeira pessoa.

Leia Também: Estratégia de Habitação de Vila Franca de Xira para 161 famílias

Campo obrigatório