Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Preço dos apartamentos à venda? Port...

Preço dos apartamentos à venda? Portugal foi o único a registar uma queda

Dados do estudo do Imovirtual mostram que, no quadro europeu, Portugal foi o único país a registar uma quebra (-1%) no preço dos apartamentos para venda. Ao nível de arrendamento, Portugal, a par da Bulgária, registou a maior queda (-11%).

Preço dos apartamentos à venda? Portugal foi o único a registar uma queda
Notícias ao Minuto

17:20 - 11/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Apartamentos à venda

Na Europa, Portugal foi o único país a registar uma quebra (-1%) no preço dos apartamentos para venda. Ao nível de arrendamento, Portugal, a par da Bulgária, registou a maior queda (-11%) de todos os mercados em análise, revela comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Em termos globais, o preço de apartamentos para venda parece estar a crescer na Europa e a quebrar no resto do mundo. Já o preço de arrendamento está a cair na maioria dos países analisados.

O Imovirtual acaba de divulgar um estudo, levado a cabo pelo Grupo OLX, no qual se analisa a evolução do preço, da procura e da oferta de apartamentos, moradias e terrenos em 13 mercados que o grupo opera, sendo a Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Indonésia, Portugal, Ucrânia, Uruguai, Roménia, Rússia, Bulgária e Polónia.

Saliente-se que estas conclusões partilhadas referem-se ao comparativo do 1º trimestre de 2020, com o 4º trimestre do mesmo ano.

Voltando aos resultados, o preço dos terrenos para venda tiveram algumas oscilações ao longo do último ano, mas a tendência de subida é generalizada. Portugal apresenta um crescimento de 6%, enquanto o Brasil é o único país com uma quebra bastante significativa (-25%).

Oferta

No  número de novos anúncios e anúncios ativos de apartamentos para arrendamento cresceu significativamente em todos os mercados analisados. Portugal foi o país da Europa que registou maiores subidas (68% e 95%, respetivamente) nestas duas categorias.

Já no que respeita às moradias para venda, verificou-se uma quebra generalizada de novos anúncios e anúncios ativos. Portugal foi mesmo o país com a maior quebra (-29%) em termos de novos anúncios, salienta ainda o mesmo comunicado. Nos terrenos para venda também se registou uma quebra global em termos de novos anúncios nos países em estudo.

Procura

Em comunicado, todos os países analisados recuperaram os índices de tráfego na plataforma para níveis pré-confinamento a seguir à semana 22 deste ano. No caso dos países europeus, esta recuperação aconteceu logo após a semana 8 deste ano.

No início deste ano, a maioria dos países apresentou níveis mais elevados de utilizadores ativos por semana na plataforma quando comparado com o mesmo período de 2020.

Leia Também: Preços de habitação aumentaram 8,4% em 2020, apesar de menos transações

Campo obrigatório