Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Precisa de ajuda para acertar no exa...

Precisa de ajuda para acertar no exaustor?

Primeiro impõe-se descobrir o melhor tipo de exaustor para a cozinha, mas sendo um investimento a longo prazo, escolha um aparelho que faça bem o seu trabalho, sugere a DECO Proteste.

Precisa de ajuda para acertar no exaustor?
Notícias ao Minuto

14:49 - 16/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Exaustor

Para garantir que apenas cheira aquilo que quer quando está a cozinhar e que não se espalham vapores indesejáveis por toda a casa, escolha um aparelho que faça bem o seu trabalho. A resposta é dada pelo tamanho do forno ou da placa onde está localizado, e pelo orçamento.

Nesse sentido, a DECO Proteste preparou um roteiro com dicas de exaustor para todos os gostos.

Mas primeiro impõe-se descobrir o melhor tipo de exaustor para a sua cozinha, sendo um investimento a longo prazo: Escolha um aparelho que extraia gordura, humidade, odores e torne a cozinha mais elegante.

Nas lojas, a maioria dos modelos permite optar por um de dois sistemas: extração ou recirculação do ar. A solução ideal, sustenta a DECO, depende sobretudo da disposição da cozinha e do nível de isolamento.

Se a cozinha tiver uma parede para o exterior ou ficar junto a uma conduta de chaminé, note-se, os maus cheiros e os vapores podem ser evacuados para o exterior. Mas tem uma contrapartida, o desperdício de ar quente. 

Nas cozinhas sem evacuação para o exterior, a solução é um sistema de recirculação do ar, através do qual o ar quente é filtrado e reenviado para o interior. 

Qual o exaustor a escolher?

De acordo com o tipo de cozinha

Os modelos de chaminé têm uma palavra a dizer, caso o seu fogão esteja encostado a uma parede. São de aço inoxidável, de vidro ou de uma combinação dos dois. Já os exaustores de ilha podem ter chaminé com extração para o exterior ou não, sendo, nesse caso, de recirculação de ar. 

Por sua vez, os modelos telescópicos ficam alinhados com a parte inferior das unidades de parede da cozinha. Os exaustores encastráveis são completamente integrados num móvel de cozinha. Cabem dentro de um armário de parede. São uma boa opção se tiver pouco espaço. 

Se a cozinha tem um ar minimalista, um exaustor oculto na bancada pode ser tentador, sustenta a DECO. Ao pressionar um botão, eleva-se para sugar a humidade, os odores e as gorduras.

Com os modelos integrados na placa, também perde espaço no interior do armário, dado que o sistema de evacuação ou de recirculação estará nesta zona. 

Por fim, pode contar com os modelos convencionais. São parecidos com os telescópicos, mas sem a parte extensível. Encaixam-se em ângulo reto com a parede. 

De acordo com o preço

Entre as categorias mais baratas, a DECO Proteste destaca os exaustores convencionais, os embutidos ou os telescópicos projetados para servir uma placa ou fogão de quatro zonas de cozedura. Muitos custam menos de 100 euros.

Se pretende um exaustor grande para instalar por cima de um fogão ou de uma placa de 110 cm de largura, conta com exaustores do estilo chaminé. Caso a placa se situe numa ilha e deseje uma aparência minimalista, prepare-se: custam mais de 400 euros.

De acordo com as funcionalidades

A maioria dos exaustores tem três velocidades. Se faz fritos com regularidade, escolha um modelo com uma opção rápida de máxima potência, para anular cheiros, gordura e vapor.

As luzes ajudam a ver melhor enquanto cozinha. A maioria exibe duas ou mais para iluminar a cozinha. Atualmente, a maioria são LEDs e devem durar muito tempo. Verifique se é fácil substituir as lâmpadas.

Todos possuem filtros de gordura, salienta a defensora do consumidor, que capturam à medida que sai da placa, impedindo-a de se depositar nas superfícies e deixando resíduos difíceis de remover. Não se esqueça de lavar os filtros de metal ou troque-os regularmente. 

Leia Também: É apaixonado por azul mas não sabe como aplicar essa cor em casa?

Campo obrigatório