Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Limpar a casa: Mais o fazem, mas ign...

Limpar a casa: Mais o fazem, mas ignoram partes e limpam "só o que se vê"

Três em cada cinco inquiridos limpam mais a casa desde o início da pandemia, mas, segundo o estudo da Dyson, há partes que ignoram quando realizam uma limpeza em profundidade

Limpar a casa: Mais o fazem, mas ignoram partes e limpam "só o que se vê"

Dados extraídos do primeiro estudo mundial sobre o pó, realizado pela Dyson, a cerca de 10.754 pessoas, em todo o mundo, revelam que três em cada cinco inquiridos limpam mais desde o início da pandemia, mas, segundo o estudo, há partes da casa que ignoram quando realizam uma limpeza em profundidade, revela comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Dennis Mathews, investigador científico de microbiologia na Dyson, afirma que há lugares que as pessoas descuidam durante uma limpeza profunda e dá conselhos para ajudar a eliminar o pó visível e invisível nos cantos difíceis de alcançar.

“Muito poucas pessoas pensam no pó que se acumula nas suas casas e normalmente limpam só o que se vê", afirma Dennis Mathews, citado em comunicado.

"Certamente", continua, "que aspirar ao longo de todo o ano é importante para manter um lar limpo, mas a limpeza de primavera é perfeita para eliminar o pó visível e invisível dos cantos das nossas casas que normalmente esquecemos de limpar na nossa rotina de limpeza diária ou semanal”, sustenta.
 
Nesse sentido, e para ter a certeza de que acaba com o pó e com as alergias na sua casa, o microbiólogo reuniu alguns conselhos para eliminar o pó dos dez cantos esquecidos da sua casa durante a limpeza de primavera:

63% das pessoas esquecem-se dos tetos

A composição de alguns tetos tende a acumular pó e teias de aranha e aspirar pode ser um modo fácil de limpá-los. Use uma cabeça com uma escova suave para limpar superfícies grandes e escolha uma boquilha fina para os cantos mais estreitos. Um aspirador leve e sem cabo é uma boa solução para limpar as partes mais altas.

54% das pessoas esquecem-se das paredes

Em certos tipos de paredes o pó pode contribuir para a formação de bolor, pelo que é importante não as descuidar durante uma limpeza profunda. Elimine o pó das paredes limpando-as com um pano húmido, toalhitas para o pó ou um aspirador sem cabo.

O segredo é limpar de cima para baixo permite-lhe recolher o pó que vai caindo durante o processo, salienta o mesmo comunicado.

53% das pessoas esquecem-se dos colchões

Os colchões podem conter ácaros, note-se. Aspirar o colchão em ambas as faces contribui para reduzir o número de fragmentos de pele e matéria alergénica e lavar os lençóis e cobertores a 60 °C ou 90 °C ajuda a decompor e a reduzir os alergénios.

49% das pessoas esquecem-se dos rodapés

Em comunicado, a limpeza dos rodapés pode parecer uma tarefa árdua, mas não tem de ser assim. Use uma cabeça para o pó no seu aspirador para poder passá-la em profundidade sobre os rodapés.

Deste modo, o pó naqueles cantos e ranhuras é absorvido com rapidez e facilidade sem que tenha de se agachar. Se, depois de ter aspirado, continuar a ver sujidade incrustada ou manchas, use um pano húmido e água morna para removê-las suavemente.

49% das pessoas esquecem-se das camas dos animais de estimação

Tal como os colchões, as camas dos animais de estimação albergam ácaros, que se deleitam nos pelos dos animais. Se for possível, lave tudo o que seja separável a 60 °C ou 90 °C. 

48% das pessoas esquecem-se dos abajures e dos candeeiros

O pó também se acumula nos abajures dos candeeiros e de teto, acabando por se queimar por meio das lâmpadas quentes para depois se deslocar pela divisão através da corrente de ar morno que geram, pode-se ler no mesmo comunicado.

Use uma cabeça com escova suave com um adaptador para conseguir alcançar os pontos mais altos dos candeeiros. Evite usar panos húmidos próximo das fontes elétricas.

43% das pessoas esquecem-se das estantes

Para uma limpeza mais profunda, comece por remover tudo o que tem nas estantes e a aspirar as prateleiras superiores para não deixar nenhuma partícula de pó que possa cair nas inferiores.

Se possível, desprenda-as da parede e aspire debaixo dos móveis.

43% das pessoas esquecem-se das cortinas e das persianas

O pó acumula-se nas cortinas e nas persianas e os ácaros também podem desenvolver-se nos têxteis em conjunto com a contaminação aérea, partículas de borracha e pólen que entra de fora pelas janelas. O microbiólogo recomenda em comunicado que as aspire com uma escova suave ou as lave.

40% das pessoas esquecem-se das escada

É fundamental usar as ferramentas adequadas para limpar as escadas. Um aspirador sem cabo é um bom começo, pois é mais leve e oferece uma maior versatilidade na modalidade manual. 

38% das pessoas esquecem-se dos chuveiros

Quando limpar o chuveiro em profundidade, tenha em conta o tipo de azulejos da casa de banho e escolha o produto de limpeza adequado para esse tipo de superfície.

Aplique o spray de limpeza sobre a superfície, aguarde até que faça efeito e enxague cuidadosamente. Não se esqueça de ventilar a casa de banho durante a limpeza ou quando estiver a utilizar o chuveiro; pode abrir uma janela ou usar o ventilador exaustor.

Leia Também: Limpeza da casa. Três objetos que, provavelmente, se esquece de limpar

Campo obrigatório