Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Estratégia de habitação de Baião pre...

Estratégia de habitação de Baião prevê investimento de dez milhões

A Estratégia Local de Habitação de Baião, no distrito do Porto, prevê um investimento de dez milhões euros, abrangendo 152 habitações, disse esta quinta-feira à Lusa o vice-presidente da câmara.

Estratégia de habitação de Baião prevê investimento de dez milhões
Notícias ao Minuto

08:30 - 07/05/21 por Lusa

Casa Habitação

Segundo José Pinho Silva, a estratégia tem por base um diagnóstico realizado em todas as freguesias para apurar as condições de habitabilidade dos munícipes, devendo abranger cerca de 500 pessoas.

"Este documento resulta do trabalho efetuado durante o ano de 2020 da nossa equipa de ação social, das instituições de solidariedade, juntas de freguesia e Conferências Vicentinas, que divulgaram o programa 1.º Direito por todas as freguesias do concelho", anotou o vereador.

A medida pretende ajudar as famílias com menores rendimentos e vivam em casas em condições precárias, que poderão candidatar-se a apoios financeiros para fazerem obras nas habitações.

Das 152 habitações identificadas para intervenção, 54 estão em situação de arrendamento, 61 são imóveis próprios e 27 estão em situação de habitação social da autarquia, de instituições sociais e das Conferências Vicentinas.

José Pinho Silva divulgou, ainda, que foram identificados dez casos de pessoas idosas e outras a viverem em isolamento, adiantando que a Câmara de Baião está a preparar um projeto de alojamento coletivo para dar resposta àquelas situações.

"Uma das soluções passa por criar alojamento coletivo, através da recuperação de algumas escolas do primeiro ciclo encerradas, disponibilizando um espaço privado, mas com partilha de cozinha e sala", salientou.

O vice-presidente referiu que o programa, já aprovado pelo executivo camarário, será desenvolvido em três fases.

Começará com a intervenção nas habitações sociais, segue-se o realojamento e termina com a intervenção em habitações de particulares e arrendamentos.

Leia Também: Foi aprovada a Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez

Campo obrigatório