Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Foi aprovada a Estratégia Local de H...

Foi aprovada a Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez

Esta estratégia engloba investimentos da ordem dos 9,6 milhões de euros e visa melhorar a habitação social, o acesso ao mercado de arrendamento e criar incentivos à habitação.

Foi aprovada a Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez

A Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez (ELH), que engloba um investimento de 9,6 milhões de euros, foi aprovada, refere nota enviada às redações.

Esta é uma estratégia de atuação definida pelo Município de Arcos de Valdevez, que reúne um conjunto de medidas integradas visando incrementar a oferta e melhorar a habitação social, melhorar o acesso ao mercado de arrendamento, criar incentivos à habitação e melhorar a informação sobre o setor da habitação.

Neste âmbito está a prevista a aquisição, reabilitação e construção de 90 fogos, sendo que destes, serão construídos 54 fogos habitacionais novos (36 destinados para famílias carenciadas e 18 para a habitação a custos controlados).

Salienta o mesmo comunicado que serão também reabilitados 20 fogos destinados ao arrendamento jovem; adquiridos 8 fogos habitacionais (6 para atribuir a pessoas com necessidades especiais e 2 para resolver situações transitórias) e arrendados 8 apartamentos para subarrendar. 

A Câmara Municipal aprovou esta estratégia, por um horizonte temporal de 7 anos, tendo em vista a criação de uma gestão eficiente e sustentável, que permita dar resposta aos agregados familiares do concelho que vivem com necessidades ao nível habitacional. 

Nesse sentido, a Câmara Municipal já está a desenvolver programas para criar incentivos à construção e reabilitação habitacional por parte dos jovens.

Pode-se ainda ler no comunicado que estas medidas estão a ser tomadas no sentido de proporcionar às pessoas a oportunidade de terem uma habitação condigna e aumentar a fixação populacional no concelho.

Leia Também: Viana do Castelo candidata construção de 686 fogos de habitação social

Campo obrigatório