Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º
Mercado Agentes Profissionais otimistas pela primeir...

Profissionais otimistas pela primeira vez desde início da pandemia

Expetativas dos promotores e mediadores imobiliários quanto à evolução das vendas e preços no mercado residencial voltaram a ser positivas.

Profissionais otimistas pela primeira vez desde início da pandemia

Ao fim de um ano de pandemia, as expetativas dos promotores e mediadores imobiliários quanto à evolução das vendas e preços no mercado residencial voltaram a ser positivas, revela comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Estas conclusões são tiradas a partir de um inquérito realizado pelo Portuguese Housing Market Survey (PHMS)  no mês de março.

Este inquérito, note-se, é realizado mensalmente pelo RICS e pela Confidencial Imobiliário, auscultando os principais operadores do mercado de imobiliário residencial.

Em comunicado, pela primeira vez desde fevereiro do ano passado, o Índice de Confiança do PHMS entrou em terreno positivo. Este índice projeta as expetativas dos operadores de mercado quanto à atividade futura de vendas e preços da habitação, sendo que, em março de 2021, atingiu um valor de 6 pontos, valor que compara com os -68 pontos verificados aquando do despoletar da pandemia, em março de 2020.

"Até agora, apesar da resiliência que o mercado residencial foi mostrando, a confiança dos operadores manteve-se em terreno negativo, o que é natural num contexto de grande incerteza trazido pela pandemia", começa por explicar Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, citado em comunicado.

"O facto de os agentes só agora se mostrarem otimistas quanto à evolução futura das vendas e dos preços resulta não só das boas noticias quanto ao controlo da pandemia, mas também de uma certa aceitação da evidência de que o mercado é efetivamente resiliente", sustenta o responsável. 

Leia Também: "2021 pode ser o ano de recuperação no setor imobiliário", diz a Savills

Campo obrigatório