Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º
Imobiliário Habitação Investimento em ativos vivos irá aum...

Investimento em ativos vivos irá aumentar ao longo de 2021, revela a JLL

Percentagem de investidores espanhóis que buscam ampliar a sua presença neste subsetor imobiliário é de 59%.

Investimento em ativos vivos irá aumentar ao longo de 2021, revela a JLL
Notícias ao Minuto

10:44 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Espanha

Em Espanha, o investimento em ativos vivos irá aumentar ao longo de 2021, após a sólida evolução do mercado ao longo de 2020 que resultou na afetação de 83,4 mil milhões de euros ao setor, avança o Ejeprime, jornal espanhol especializado no setor imobiliário, de acordo com os dados revelados na terceira edição do Living Investor Survey, elaborado pela JLL. A percentagem de investidores que buscam ampliar a sua presença neste subsetor imobiliário é de 59%.

Esta edição da JLL consolidou as opiniões de mais de 40 participantes que gerem cerca de 9,5 triliões de euros em ativos, dos quais 100 bilhões de euros estão investidos em ativos vivos na Europa, sublinhe-se. 

Note que quando se fala em ativos vivos, refere-se a cinco subsetores: habitação estudantil, habitação de uso compartilhado, imobiliário multifamiliar, habitação a preços acessíveis e ativos sanitários. Estes representaram 13% da alocação de ativos dos participantes, um nível que aumentará para 21% em caso de investimento ambicioso as metas são totalmente cumpridas. 

Tendo em vista que apenas 11% dos participantes buscam reduzir sua alocação em ativos vivos, a busca por ativos adequados para investimento torna-se cada vez mais competitiva.

A percentagem de participantes que buscam expandir sua alocação em ativos vivos tem aumentado constantemente desde a primeira edição do Living Investor Survey, passando de 41% para 59%, e o efeito da pandemia apenas tornou evidente o potencial investidor neste setor, revela o Ejeprime, segundo o mesmo estudo.

Embora apenas 8% dos participantes atuem nos cinco subsetores vivos, as previsões da JLL sugerem que este número aumentará para 27%. 

Nesses sentido, está a ocorrer uma grande transição para investimentos com capacidade de diversificação no setor habitacional e os investidores aumentarão suas capacidades operacionais para atender a esses objetivos. 

Não apenas é uma variedade maior, mas quase dois terços (63%) dos entrevistados disseram que estavam à procura de aprofundar em pelo menos mais um mercado. 

Ao abordar as barreiras de entrada pelo prisma do investimento, 78% dos participantes identificaram que a escassez de produtos adequados os impede de investir, o que está estimulando um número cada vez maior de investidores a buscar oportunidades de acordos junto aos promotores no futuro. 

Tal reflete-se no facto de 30% de toda a atividade de aquisição em 2020 estar concentrada em ativos cuja construção ainda não tinha sido concluída, salienta ainda o mesmo estudo, refere o Ejeprime.

Os participantes da pesquisa não acreditam que o equilíbrio entre a oferta e a demanda por oportunidades de grau de investimento irá melhorar no curto prazo.

Leia Também: Casas passivas. A habitação (certa) para o nosso futuro

Campo obrigatório