A EuroEstates, em conjunto com a entidade proprietária dos imóveis, está a organizar um concurso para venda de imóveis através de proposta em carta fechada.
Este concurso destina-se à venda de frações comerciais, armazéns e escritórios, tendo lugar no dia 12 de maio, pelas 18 horas na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, complexo das Amoreiras em Lisboa, pode-se ler no regulamento da mediação imobiliária.
Cada um destes imóveis, a EuroEstates promete vender livre de quaisquer ónus ou encargos:
- 2 Armazéns no concelho de Ourém;
- 1 Loja no concelho de Odivelas;
- 1 Loja no concelho do Crato;
- 2 Armazéns no concelho de Benavente;
- 3 Armazéns no concelho de Tomar;
- 5 Escritórios no concelho de Vila Franca de Xira;
- 1 Armazém no concelho de Santarém;
- 1 Armazém no concelho de Alcanena;
- 2 Lojas no concelho de Vila Franca de Xira;
- 1 ativo no concelho de Alpiarça composto por 1 moradia (estilo palacete), 1 armazém e 6 terrenos para construção.
Salienta ainda a mediação imobiliária que estes imóveis poderão ser objeto de propostas de compra iguais ou superiores aos seus valores de saída os quais não garantem que o proprietário adjudique o lote.
Uma vez abertas as propostas recebidas, ver-se-á se existem, ou não, propostas válidas que visem a compra do imóvel, sublinhe-se. Nesse sentido, considera-se proposta válida uma proposta que iguale ou ultrapasse o valor de saída. Os procedimentos serão os seguintes:
- Se houver uma ou mais propostas válidas para a compra do imóvel (com valor igual ou superior ao valor mínimo de venda acima identificado), a Mesa proporá ao proprietário a venda do imóvel ao proponente que tenha apresentado a proposta com valor de compra mais elevado, ficando esta venda, caso se concretize, reservada para este licitante. Note que caso exista duas ou mais propostas válidas e com idêntico valor, será efetuada negociação particular para encontrar a melhor proposta possível.
- Se não houver propostas válidas, cabe ao proprietário tomar uma decisão sobre o encerramento do leilão e/ou a negociação com o proponente da melhor proposta.
Contrato promessa compra e venda
O valor do sinal a ser entregue na data da assinatura do contrato promessa de compra e venda do imóvel, será de 5% (cinco por cento) sobre o valor da respetiva adjudicação, e de montante nunca inferior a 1750 euros, revela a EuroEstates.
O pagamento do valor remanescente do preço, será realizado no dia da celebração da escritura pública, que será no prazo máximo de 60 dias a partir da assinatura do contrato de promessa de compra e venda.
O que é um concurso em carta fechada?
Em suma, e tal como o nome indica, este tipo de concurso é realizado através da entrega de uma proposta, de valor de aquisição do bem, em carta fechada, estando velada a sua leitura até ao dia da venda.
Leia Também: Estes são os bairros mais caros do Porto. Casas até 3,5 milhões de euros