Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º
Lar Eficiência energética Reconstruir o New European Bauhaus. ...

Reconstruir o New European Bauhaus. Conversas que mudam o nosso mundo

Um desafio lançado pela Presidente da Comissão Europeia para a construção de um New European Bauhaus, propondo um diálogo sobre os desafios atuais para um futuro pós-pandémico.

Reconstruir o New European Bauhaus. Conversas que mudam o nosso mundo

"Vamos construir juntos um novo Bauhaus europeu, com aquilo que já existe" é o mote do desafio lançado pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propondo um diálogo sobre os desafios atuais para um futuro pós-pandêmico, cruzando arquitetura, arte, cidade e política, pode-se ler na página oficial da União Europeia.

Nesse sentido, a ‘New European Bauhaus’ propõe-se focar conversas nos lugares que habitamos e na relação com os ambientes naturais, para além do espaço construído

Uma iniciativa criativa e interdisciplinar que proporciona um espaço de encontro para conceber futuros modos de vida, que visa aproximar o Pacto Ecológico dos sítios onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável.

É também uma abordagem prática para descobrir novas formas de vida, sustentáveis ​​e inclusivas e usá-las para inspirar o caminho a seguir, diz a União Europeia. Comecemos por responder a uma pergunta simples:

Qual seria o novo edifício ideal? 

A conversa começa aqui. Sendo nesta plataforma que as nossas contribuições individuais tornam-se numa conversa comum, inspirando simpósios, conferências, seminários e ações de rua. 

Este é o canal preferido para chegar aos membros mais ativos, saliente-se. As apresentações podem ser práticas, criativas ou críticas. As contribuições recebidas, no seu conjunto, darão as orientações necessárias para dar forma ao New European Bauhaus com iniciativas políticas assentes na vida real.
 
A União Europeia quer que explore o seu lado prático para recomendar materiais, produtos, serviços, espaços, práticas e edifícios contemporâneos que sejam testemunhos de um modo de vida sustentável e inclusivo e não isento de beleza. 

Leia Também: Portugal é o país anfitrião da Conferência Europeia de Arquitetura 2021

Campo obrigatório