Os resultados do estudo do Observador Cetelem de 2021 dizem que 4% dos portugueses quer mudar de casa este ano. Isto representa uma subida comparativamente com 2020, quando foi visto que 2% dos portugueses queria mudar de casa, até ao final do ano, referiu o estudo do Observador Cetelem 2020.
Este estudo deve-se ao "contexto pandémico sem precedentes que Portugal atravessa já dura há mais de um ano e com ele trouxe uma grave crise económica que afetou a vida dos portugueses", pode-se ler no comunicado, a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
"Por conseguinte, mudaram-se hábitos de consumo e vários planos agendados para 2020 e 2021 têm estado adiados, à espera de um contexto mais favorável para a sua retoma", acrescenta.
Este ano, há quem queira mudar de casa, sair de casa, ir viver com o namorado ou sozinho (4% cada). Ainda que pequeno, representa um incremento frente aos resultados divulgados no ano passado.
Já em 2020, observou-se que 2% dos portugueses tinha a intenção de mudar de casa, nos seus planos, especialmente os mais jovens (3%), apontou o Observador Cetelem, na altura.
No ano passado, os que pensaram mudar de habitação mencionaram, note-se, que o motivo recaía numa questão de custos (47%). Houve, mesmo, quem procurasse ir para uma zona mais tranquila (20%) ou uma zona mais próxima dos familiares (20%).
Houve quem ainda procurasse ter uma casa com mais espaço e uma casa com espaço exterior (13% em ambos os casos).
Leia Também: Despesas fixas? 42% dos portugueses sentem dificuldades no pagamento