Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Quais os fundos imobiliários naciona...

Quais os fundos imobiliários nacionais que mais valorizaram em 2020?

Principais produtos que contribuíram para esta rentabilidade foram o AF Portfólio Imobiliário (3,29%) da Interfundos, o CA Patrimonio Crescente (3,62%) da Square Asset Management e o Imonegócios (3,25%) da Imofundos.

Quais os fundos imobiliários nacionais que mais valorizaram em 2020?

Em 2020 assistimos a um crescimento no valor sob gestão dos fundos imobiliários abertos nacionais. Mas esta indústria também já demonstra sinais de crescimento em 2021, avança a Fundspeople. Tal como noticiou o Notícias ao Minuto, na semana passada, recorde-se, dados da CMVM revelam que fundos de investimento imobiliário, fundos especiais de investimento imobiliário e fundos de gestão de património imobiliário atingiu 10.757,0 milhões de euros, menos 46,5 milhões do que em fevereiro.

Nesse sentido, importa observar os níveis de rentabilidade a um ano nas diferentes categorias de fundos imobiliários.

Quais foram, então, os produtos que melhor desempenho tiveram nesta indústria em 2020?

De acordo com os dados divulgados pela APFIPP - Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios, relativamente ao universo de entidades associadas, o conjunto de fundos imobiliários abertos de acumulação registou, em média, uma rentabilidade de 1,53% em 2020, pode-se ler na pagina oficial da associação. Face a 2019, este valor representa exatamente a mesma rentabilidade nesta categoria de fundos.

Os principais produtos que contribuíram para esta rentabilidade positiva foram o AF Portfólio Imobiliário (3,29%) da Interfundos, o CA Patrimonio Crescente (3,62%) da Square Asset Management e o Imonegócios (3,25%) da Imofundos, com valorizações superiores a 3% a um ano.

Relativamente ao nível de risco a um ano destes três produtos, o Imonegócios foi o que apresentou maior nível de risco.

Por outro lado, entre o conjunto de fundos abertos de rendimento, a rentabilidade média a um ano foi de 1,33%. Em termos comparativos com a rentabilidade média de 2019, este valor é bem abaixo da verificada, note-se.

Ainda assim, é preciso ter especial atenção aos três produtos que obtiveram melhor desempenho nesta categoria, sendo eles o Fundimo da Caixa Gestão de Ativos (5,58% de rentabilidade), o VIP da Silvip (3,73%) e o Valor Prime da Montepio Valor (3,15%).

De fato, refere a Fundspeople, do universo de fundos imobiliários abertos, o Fundimo foi o produto que mais valorizou no último ano, com cerca de 5,58%.

Já relativamente ao nível de risco deste conjunto de fundos destacados, todos eles apresentavam apenas um nível de risco no último ano.

Leia Também: Fundos imobiliários geriram menos 0,4% milhões do que em fevereiro

Campo obrigatório