Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º
Imobiliário Habitação Norte da Europa: Setor Imobiliário p...

Norte da Europa: Setor Imobiliário poderá sofrer com mudanças climáticas

Zonas da Holanda, Reino Unido, Irlanda, Alemanha do Norte e Polónia apresentam o mais alto risco de inundações. O que significa para o setor imobiliário?

Norte da Europa: Setor Imobiliário poderá sofrer com mudanças climáticas
Notícias ao Minuto

16:14 - 26/04/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Europa

Significa que poderá resultar num maior risco para o valor das habitações na Europa, devido ao aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos. Nesse sentido, o Norte da Europa é a região onde o setor imobiliário mais poderá sofrer com os efeitos das alterações climáticas.

Zonas da Holanda, Reino Unido, Irlanda, Alemanha do Norte e Polónia apresentam o mais alto risco de inundações, enquanto as cidades da Espanha são menos propensas, avança o Observatorio Inmobiliario. 

Esta informação consta no relatório 'Risco Ambiental e Pesquisa Imobiliária', onde são analisados os locais da Europa em que o mercado imobiliário poderá ser mais afetado pelas alterações climáticas e riscos ambientais, preparados por Simon Wallace, codiretor de Pesquisa e Estratégia Imobiliária da DWS, refere o Observatorio Inmobiliario.

Saliente-se que o significado do risco no sector imobiliário tem vindo a mudar. Nesse sentido, o número de eventos climáticos extremos aumentou mais de 250% entre 1980 e 2013 a nível global. 

Por outro lado, os dados do relatório revelam que poderão ser os países mais quentes do sul da Europa os que serão mais expostos às alterações climáticas e não os do Norte: "Com o aumento da temperatura, estes territórios poderão correr maior risco de sofrer os efeitos negativos do calor e da subida do nível da água".

Em sentido contrário, contudo, de acordo com dados do Measurabl, um software ESG voltado para o setor imobiliário comercial, nenhum dos países do sul da Europa está em nível de risco alto ou extremo.

O Observatorio Inmobiliario sublinha ainda que os valores dos imóveis não sofrem alterações, sendo que não são particularmente sensíveis a estes fatores, exceto em momento quando os níveis de risco de inundações forem mais extremistas.

Dessa forma, o aumento das temperaturas não tende a causar danos diretos a um edifício, mas indiretamente diminui o seu valor, ao aumentar os custos operacionais do ativo e o risco de falta de energia. 

Em suma, o Norte da Europa será a região onde o setor imobiliário será mais afetado, podendo sofrer com os efeitos das mudanças climáticas.

Leia Também: Proprietários estão a levantar as suas casas para combater as inundações

Campo obrigatório